terça-feira, 18 de junho de 2013

EU APOIO AS MANIFESTAÇÕES. QUEM QUER UM BRASIL MELHOR DEVE APOIAR

SÃO LEGÍTIMAS
O ESTAMOS CANSADOS COM ESSA CHANTAGEM DA CLASSE POLÍTICA QUE TORNA O BRASIL INGOVERNÁVEL.
AGORA AS PATUSCADAS GERARAM A SUPREMO TRIBUNAL.

Estamos cansados com esta imprensa que não informa só deforma, distorce, CENSURA o que não está de acordo com os interesses de classe de seus controladores, que se comportam como donos da consciência nacional e não como concessionários de um serviço público. São o 4º poder iligitimo, usurpado da sociedade.

Estamos cansados com a lentidão deste processo de distribuição de renda via mercado (bolsas etc) enquanto outros benefícios como a Saúde, a Educação, o Saneamento a qualidade de vida nas cidades melhora, mas a passos de um jaboti paraplégico.

A Economia está empacando porque somos entre os BRICS o pais mais atrelado à Economia de Mercado, todos os demais China, Índia, Rússia """se abriram para o Capitalismo""" entre muitas aspas. Há, em todos eles, um planejamento central (controle se preferirem) muito bem definido que se ousassemos pensar no Brasil, esta imprensa e muitos setores que estão no governo chamariam de Bolivarismo-Chavista, no mínimo.

A miséria acabou nos lugares mais acessíveis do país, procurem um desnutrido pelas ruas, a festa do consumo tem limite, o crédito também a medida que os salários não crecem, tudo mundo tem pelo menos um celular, a classe média-média já tem no mínimo dois carros. Chópingue não é apenas paseio e diversão de rico. A economia baseada na industria automotiva permite que pelo valor mensal da passagem de ônibus se compre uma moto.

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...

A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...

A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...

A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...

Está faltando a outra metade.
A METADE DA DIGNIDADE.
A METADE DA FELICIDADE.
A felicidade marca registrada da BRASILIDADE.
O SER brasileiro é desde a sua constituição marcado pela alegria, essa foi a grande contribuição dos ÍNDIOS e dos NEGROS. Sobre os índios, escritos dos missionários os definem como seres inferiores porque "riam demais".


Lula se vangloria de ter dado no Brasil um CHOQUE DE CAPITALISMO, que foi preciso ter um operário no poder pra fazer o Capitalismo se desenvolver "como nunca neste país".

Mas onde ainda subsiste com sucesso esse tal Capitalismo Livre de Mercado?
Na Europa?
Na Grécia?
Na peninsula Ibérica?
Na Espanha ou em Portugal, por certo?
Viverá na Rússia para desmoralizar Marx-Lenin-Stalin?
É o LIBERTADOR da Africa pós-colonial?
Inspira o novo Socialismo Latino-Americano, que tem distribuido internamente mais riqueza que o Br?
Domina Wall Street e a City londrina?
Ou comanda o mundo com o sorriso amarelo de chinês?

O que restava deste Capitalismo Livre de Mercado - se é que houve algum dia - ACABOU QUADO CAIU O MURO DE NEW YORK.
Quando Obama estatizou os bancos e fundos americanos e inclusive a General Motors, um símbolo do sucesso dos EUA.
Hoje os Estados Unidos da America para sobreviverem tiveram que se tornar um Capitalismo de Estado, como a antiga União Soviética, a atual Rússia, a novissima CHINA e a misteriosa Índia e cá entre nós, timidamente, escondidinho, com medo no Brasilim, só que fantaziados de Livre Mercado.

Precisamos de um CHOQUE DE BRASILIDADE, um modelo que mais nos una que nos distancie por conta de riquesa acumulada, que nos liberte mais que escravise, que nos alegre mais que estresse.

E está na hora de lutar por isso.

Se é verdade que os pobres ganharam, milhões sairam da condição de miseráveis
e mais verdade que os ricos ganharam MAIS.
É muitissimo mais verdade que os bancos lucraram MAIS E MAIS-VALIA, Lula tem razão. As filiais brasileiras de bancos e montadoras de automóveis sustentam suas matrizes na Europa ou nos EUA.

Queremos mais.
Queremos minha casa minha vida com direito a mais metros quadrados.
Queros transporte público decente!
Escola pÚblica de qualidade desde o ensino fundamental.
Queremos mais universidades públicas.


Mas isto tem um preço.

TODOS ESTES MENINOS QUE ESTÃO NA RUA SABEM QUAL É ESSE PREÇO?

QUEM ESTÁ DISPOSTO A PAGAR POR ELE?

domingo, 16 de junho de 2013

A VALE, o PARÁ, MINAS GERAIS, a PROSTITUTA DE LUXO, FREI ROMÃO e as FREIRINHAS

Em BH para participar do Congresso da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, AULP, aproveitei um intervalo para visitar o Museu Memorial de Minas Gerais e o Museu da Mineração de Minas no complexo revitalizado da Praça da Liberdade.
Veio-me a lembrança piada que faz parte do repertório clássico do meu cunhado Emanuel Matos. Ambientada na Itália, como ele faz, para dar mais riqueza ao cenário.
Duas freirinhas estão à beira de uma estrada pedindo carona, é verão, meio dia, sol a pino, finalmente para uma Ferrari, novinha, dirigida por uma mulher belíssima, finíssima, elegantééérrrrima, simpatissiíííma, feliz da vida, para e pergunta para onde vão.

Depois daqueles primeiros minutos cruciais de silêncio, uma das freirinhas para quebrar o gelo fala:
- Que carro chic o seu!
- É uma Ferrari SA Aperta ganhei em uma noite de amor em Monte Carlo.

Depois a outra comenta sobre as jóias.
-Ganhei de um nobre decadente, eram de sua avó, me pagou por serviços geriátricos de animação. Estão usando muito este tipo de terapia, a senhora conhece?
Mais adiante a moça se vira para as freirinhas e pergunta:
- Estou passando perto de casa, vocês se importariam se eu desse uma paradinha rápida para entregar umas comprinhas para a governanta, depois eu sigo...
- Sim, sim, não há problema.
A casa era de cinema, piscina, solário, jardins, orangerie, labirinto. Um mordomo veio abrir o portão, enquanto os empregados retiravam as compras do carro, foi servido uma taça de champanha para aliviar o calor.
Voltaram ao carro, ela explicou:
A casa ganhei de um sheik árabe por um mês, excursionando por aqueles hoteis maravilhosos de Dubai.
Mantenho a casa, com o que recebi de um ex-presidente latino-americano quando o acompanhei, clandestinamente, às Ilhas Seyshelles enquanto, oficialmente, ele passava o revellion com a família.
Não é preciso dizer que a cada revelação...
o espanto das freiras aumentava....
a boca se abria.....
o queixo caía......
Com esta última revelação, irmã Sagrada Face encara irmã Imaculada e desabafa:

E O FREI ROMÃO QUE NOS ENGANA COM AQUELES SANTINHOS!!!
Nós somos as freirinhas, e Minas Gerais a prostituta de luxo que cobra bem pelos seus serviços.
Lá tudo é financiado pela VALE, eles financiaram o novo Centro Administrativo, projeto de Niemeyer e no antigo centro administrativo, a Praça da Liberdade, financiaram um mega projeto de refuncionalização que inclui revitalização da praça, criação do extraordinário Memorial de Minas Gerais e o Museu da Mineração. (Por enquanto).
Além de ser a patrocinadora master do deslumbrante Instituto Inhotim, de diversas iniciativas culturais e acadêmicas da UFMG e do Estado de MG.
O problema não é do frei Romão (VALE) que cava buracos tanto lá como cá.

O problema é que nós somos as simples freirinhas que não sabemos dar valor ao nosso corpitcho....
E nos conformamos com estes santinhos.

domingo, 9 de junho de 2013

CARTA AO EDMILSON E A ARACELI

Eu não acredito mais na democracia representativa.
A "melhor invenção" de governança nas condições de transporte e comunicação do século 18 até o 20.
Agora é coisa morta, do passado.
Por isso não pertenço mais a nenhum partido político.
Me relaciono com gente de todos os partidos, caso sejam educados e inteligentes.
Se burros e/ou arrogantes
Nem chego perto.

No PSOL respeito e considero o Edimilson, a finíssima Aracely, o senador José Nery, a senadora Marinor Brito. Na UFPA tem pessoas "do campo" mas não sei se são filiados.

Nesta sexta, 7/6/2013, estando em Belém apenas eu e a reitora em exercício, Marlene Freitas, tive que voltar às lides desta política anã, de onde, há muito, auto-excluí-me
Um campo absolutamente minado pelo exibicionismo, pelas ações performáticas, por gestos estudados para criar factóides na imprensa.

Foi neste cenário escabroso que aconteceu o que considero um fato gravíssimo, cometido por um dirigento do PSOL, o professor de Ciências Políticas da UFPA e dirigente da ADUFPA, JOÃO SANTIAGO.

João Santiago na realidade comandava a manifestação (era o "capa preta") de no máximo 200 alunos de um universo de centenas de milhares de estudantes do ensino médio do Pará. Pela tantas, enquanto eu conversava com a outra capa preta, Silvia Leticia, esta educada e ponderada e com a Sílvia coordenadora geral do DCE. Santiago (número 1 da facção vinculada ao ex-deputado Babá, que pinta o cabelo) resolveu ordenar aos estudantes que subissem até o terceiro andar da reitoria.
Foi interpelado pelo segurança Lima que o advertiu não poder subir pois a sala dos Conselhos, por razão de seguraça não compotaria todos os estudantes.
João respondeu em alto e bom tom:

É melhor deixar ou nós vamos quebrar tudo isso aqui !

Interpelei-o:

TENHA RESPOSABILIDADE CIVIL, VOCÊ É UM PROFESSOR DA UNIVERSIDADE, UM DIRIGENTE SINDICAL, ESTÁ ACOMPANHADO DE JOVENS, QUASE ADOLESCENTES, NÃO SEJA IRRESPONSÁVEL, SE ACONTECER ALGUM PREJUÍZO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO VOCÊ SERÁ RESPONSABILIZADO.

Depois Joãozinho (sindicalista sempre tem um apelido) jogando para a plateia, fez uma declaração mentirosa aos estudantes, a ADUFPA havia pedido a retirada da matéria na reunião do CONSEPE, a professora Marlene Freitas, reitora em exercício, desmenti-o, informou, as reuniões são gravadas.

E assim continuou a reunião, na realidade um circo armado para os líderes do movimento se exibissem em discursos vazios, desrespeitos, apenas chavões e bravatas e nenhum conteúdo analítico, crítico, como se deve esperar de estudantes e professores que se pretendem críticos de uma proposta complexa como o ENEM.

Não me venham com a desculpa de que são adolescente. (Muitos falam sobre este assunto, mas recordo-me sobretudo de Mao e Ho Chi Minh lembrando que o partido revolucionário é ESCOLA).

Quado no inicio me apresentei como representante da reitoria todos começaram a gravar a minha fala, eu pegei me celular e anunciei que iria tambem gravar a deles, fui vaiado e repreendido, pela Silvia Leticia, "estava provocando os alunos", só exercia o direito de reciprocidade. Eles diziam que gravavam porque nós mentimos.

A reitora em exercício foi varias vezes chamada de mentirosa, vaiada quando falava alguma coisa que desagradava.
Teve que agir com paciência de mãe de adolescente, como declarou, e de professora primária com aluno tolo.

Se calaram quando Marlene informou:

Até o ano passado, pelo vestibular tradicional, as provas eram realizadas em apenas 16 cidades do Pará.

Com 76.000 alunos incritos.

Neste ano com o ENEM faremos provas em 69 cidades com 330.000 alunos inscritos.

Isto é que é democracia, isto é que é aumentar a oportunidade de acesso, isto é que permite que a Universidade chegue aos mais pobres, ou vocês só querem oportunidade para vocês?

Concluiu.

Será que não é possível um diálogo civilizado, acadêmico com o PSOL?
Ou só interessa o circo enganoso dos slogans?
O prof. Luís Araujo, ex-secretário de Educação do Município de Belém, hoje no PSOL, quando do PT ocupou cargo de direção no INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é portanto autoridade, para discutir, em alto nível o assunto e propor algo que supere dialeticamente o ENEM/SISU.
(O Luis é criativo foi durante sua gestão na Secretaria de Educação que iniciou-se o processo de desmilitarização do desfile escolar da Semana da Pátria, uma herança do Estado Novo, ele mudou para uma festa brasileira, popular. Não sei se ainda é assim.)

O PSOL justificou sua saída do PT, alegando que com o episódio Mensalão o partido havia se comportado segundo os principios da ética burguesa.

Será que estes dirigentes, estes militantes que estiveram no pateo da reitoria estão se comportado como os "novos homens" sonhados por Ernesto Guevara que construrão a sociedade pós-capitalista?
Ou agindo desta forma, mentido, desrespeitado os outros, a diversidade de opinião, ameaçado dilapidar o bem comum, sem conhecimento científico da realidade que buscam transformar, SE POR ACASO assumissem o poder não agiriam igualzinho ao PT, que criticaram, e não produziriam mensalões, samanões, quinzenões?

Interessa ao PSOL, ter militantes e seguidores críticos ou um bando de marionetes que a cada palavra de ordem se agitam e gritam frenéticos como tietes num auditório?

Podem fazer os contorcionismos verbais que façam, nem mesmo se Marx, Engel, Lenin, Trotsky voltem à terra, todos juntos, me convencerão que defender uma proposta velha, como o coroca Vestibular é revolucionário.

Principalmente quando o ENEM, por ser uma proposta audaciosa de criar um instrumento nacional de avaliação da qualidade de nosso ensino médio, é uma proposta em construção, MAS INEGÁVELMENTE TEM UMA SEMENTE DE INOVAÇÃO, DE ABERTURA PARA TRANSFORMAÇÕES, e não é por outra razão que o mais reacionário setor da grande mídia nacional o elegeu como prioridade na tentativa de desmoralizá-lo, insuflado, naturalmente, por todos os seguimentos interessados no ENSINO PAGO.

DIGA-ME COM QUEM ANDAS E TE DIREI QUEM ÉS?

quinta-feira, 6 de junho de 2013

O PECADO DE ADÃO, 2º a BOTÂNICA

No princípio elas ocorriam nas árvores

muitas

centenas

em pencas

soltas ao vento

exalando o cheiro verde da floresta

Depois o pecado:

Lucyval-Adão no cio

no céu

entre diamantes

no fogo

suando e ligeiro

fez mal à arvore comendo muitas flores

na fainafobaba

despetalou amores

derramou plácidos pistilos

sutis corolas

trincou cálices.

Tristes flores mortas virgens

Tristes matas

Tristes matas virgens

Tristes tropicálidas

Deus castigou nosso pai-macaco-em-casa-de-louça

deu uma só a cada uma só mulher

Bem escondinha e debaixo de suada relva.

P.S.: Tudo isso ocorreu-me lendo a descrição que fez Spix, da semente do Acapu, Vouacapoua americana.
Spix não gostava de preto nem de índio e fez previsões funestas para a degenerada raça brasileira.

terça-feira, 4 de junho de 2013

O VESTIBULAR e a SAÚVA

O Vestibular era uma praga,
Uma desgraça nacional
Que nem a saúva,
Acabaria o Brasil.
Restaria a saúva e o vestibular.

Surge uma alternativa,
Não é a salvação da arcáica, lavoura nacional
Mas abre novas portas,
Outros vestíbulos

Aí vem o pessoal que sempre meteu o pau no vestibular,
porque só aprovava filho de rico,
porque só beneficiava a indústria do cursinho
e desfigurava o ensino médio

E agora é a favor de salvar o vestibular.

Sabe por que?

Porque é uma proposta do governo do PT.

EU ME DIVIRTO COM ISSO

Política, maldição que arranca dos homens a razão.

Vi ontem no CONSEPE, com grande sentimento de piedade, pessoas que, no passado me atiravam lama, POIS EU NÃO ERA DO PT.

ATIRAREM PEDRAS, LAMA, LIXO

sem serem capazes de formular sequer um argumento plausível,

SÓ PORQUE O ENEM/SESU SÃO PROPOSTAS DO GOVERNO DO PT.

Por que agora tudo que vem do PT não presta?
Eu NÃO sou PT
Eu NÃO sou petista
ABOMINO A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA,
Mas não perdi a razão

SOU LÚCIDO, MERDA!

ÁlvarodeCamposFernandoPessoa

As divergências que levaram à divisão do PT surgiram depois do mensalão
Descobriram o óbvio, no PT também tinha ladrão
Mas daí a achar que tudo que vem do Planalto
Não tem nem pé nem mão?

Apiedo-me mais ainda, quando esses ex-petistas não têm nem mais a capacidade de olhar para o lado, de ver que seus novos "companheiros" na cruzada de desclassificação do ENEM/SISU, são a Rede Globo, a Veja, são o Bonner, o Merval Perreira, Pedro Bial, a Cristina Lobo

Se eles não percebem que essas propostas são capazes de trazer um novo rumo, mais democrático, republicano, popular para a Educação Nacional, a turma do Instituto Millenium sabe, por isso o combate.

Eu, quando quero avaliar se estou indo no caminho certo, procuro olhar ao meu redor.

Se eu me encontrar na mesma trilha do Bonner, é lógico que estarei errado.

P.S.: Dedico ao companheiro Fernando Artur que foi mestre ontem no CONSEPE.

sábado, 1 de junho de 2013

ACERVO MORAES REGO ENRIQUECERÁ UFPA

Na última 4ª feira 29/04/2013 a equipe do projeto Moronguetá- Memorial do Livro, esteve com Ronaldo e Clóvis Moraes Rego Júnior acertado detalhes da transferência, para a UFPA, do riquíssimo acervo de seu pai, o intelectual e ex-governador do Pará Clóvis Moraes Rego.

Além de livros, entre os quais destacam-se dezenas de raridades bibliográficas e uma das maiores coleções de revistas editadas no Pará, como a de variedades, Semana (meu perdoem, tipo Caras da época) até específicas como a Revista de Veterinária).

Um grande acervo multimídia, entre outros a obra fescenina,inédita, de Rodrigo Pinajé gravada pelo próprio.

Importante acervo fotográfico, aqui fotos do interior e do exterior da casa do Intendente Antônio Lemos, antes de ser vandalizada pelos puritanos Lauristas e dos fundos do Convento das Mercés.

Com a obtenção destas coleções riquisimas (Annunciada Chaves, Clóvis Moraes Rego, Roberto Santos, Raimundo Jinkings, Max Martins) e outras que estão por vir a

ADMINISTRAÇÃO MANESCHY, DA QUAL ORGULHEI-ME DE PARTICIPAR FOI, DESDE A DE SILVEIRA NETO, A QUE MAIS ADQUIRIU COLEÇÕES DE LIVROS RAROS PARA O ACERVO DA UFPA.

P.S.: Por falar em acervo de ex-governador vou procurar o ex-Governador Carlos Santos para ver se ele nos doa seu acervo de discos de brega.