quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

QUEM TOLERA A TORTURA NÃO É CONVIDADO PARA A CEIA DE NATAL

Minha página no Face é um lugar de livre manifestação,  mas quando ultrapassam o limite da civilidade é preciso dar uma arrumada na casa.
Propus, e o CONSUN aprovou por unanimidade, que fosse cancelada a outorga do título de Doutor Honoris Causa concedido ao general Emílio Garrastazu Médici.
Considerando que a Comissão Nacional da Verdade concluiu que o general Emílio Garrastazú Médici foi responsável "por conceber, planejar ou decidir políticas de persecução e repressão de opositores ao regime militar."
E finalizando, que após as conclusões da Comissão da Verdade e da Corte Interamericana de Diretos Humanos, fica absolutamente incompatível com a natureza de uma instituição Educacional que tem na LIBERDADE a prática essencial, e na DEMOCRACIA o seu método, faz-se imperioso que a Universidade Federal do Pará revisite sua história e ofereça sua contribuição para a verdade nacional.
Depois de publicar a notícia, várias manifestações "sem noção" começaram a aparecer na página.
Para os que não conseguem avaliar a dimensão do gesto simbólico do CONSUN da Universidade Federal do Pará, algumas explicações:
Nossa civilização se auto-identifica como Ocidental e Cristã, a primeira é uma referência geográfica e a outra porque foi o Cristianismo que fundiu um novo padrão civilizacional reunindo elementos da culturas semita, grega e romana.
Definem essa civilização algumas regras basilares NÃO MATAR, AMA TEU PRÓXIMO.
Depois de passar por grandes transformações,  o mundo ocidental deixou de ser regulado pela religião e o impedimento de matar deixa de ser pecado e passa a ser crime passivo de punição pela lei civil. Os dez mandamentos da lei de deus são substituídos por direitos universais da pessoa humana, não matar, não tratar mal seu semelhante ao invés de pecado, pode ser CRIME CONTRA A HUMANIDADE,  como é o caso do crime de TORTURA.
A Comissão Nacional da Verdade concluiu que os presidentes da República do regime militar transformaram a tortura em política segurança nacional,  para obter ilegalmente confissões de adversários da ditadura.
Agora, recentemente, uma comissão do senado dos Estados Unidos da América concluiu que durante a presidência de Bush a CIA usou métodos desumanos de tortura. A Argentina, o Chile,  a Colômbia e  o Uruguai reconheceram igualmente que durante o regime militar em seus países foram praticados atos desumanos e os seus responsáveis condenados. Isso mostra que esses reconhecimentos passaram a ser frequentes em nossos países,  não é portanto nenhuma invenção de governos do PT, mas um patamar civilizacional.
Quem defender a tortura, que muitas vezes leva à morte dos torturados, a ocultação de cadáver,  está fora do espaço cultural da Civilização Ocidental Cristã: está na barbárie. É um individo que causa MEDO e merece nosso desprezo.
Se estão fora da Civilização Cristã,  não deveriam participar da ceia de Natal, deveriam fazer festa com Herodes que mandou torturar e matar criancinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário