-Dr. Hipócrates
De que se queixa?
-Impaciente
De um comichão medonho, de conjunto com uma vontade de botar tudo pra fora, um ardume que vai subindo goela acima, que tô quase explodejando.
- Seja mais claro, mais detalhes.
Dr. Hipocrates eu num guento mais ouvir esses seus colegas tare reclamano, criticano, meteno o pau, nas propostas del gobierno, quando é mais claro que esta luz que me alumia e se Deus quiser e Nº Sº Jesus Cristo assim mo conceder, ainda há de me alumiar por anos, que muitos destes reclamões quando são do SUIS não aparece lá, não importa se o salaro seja piquichito que seja, se comparece fica lá de bobeira e logo-logo se arranca e vai pros consurtoro particular ou pras crinica.
O mesmissimo se assucede cuns professô universitaro, farto muito na docença e cuns outros médico funcionaro.
Me diga-me Dr. Hipocrates, o meu caso, tem cura?
Causos dos Pampas Paraguaios
Calderon BoccaNera
Tradução Flávio Nassar
O VERDADEIRO, HELÊNICO
Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panaceia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.
Juramento de Hipócrates reciclado para a medicina mecantil
Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre a minha vida e a minha arte com boa reputação entre os homens; se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário