2013, 200 anos do nascimento de Giuseppe Verdi, homenageado no 12º Festival de Ópera do Pará.
2013, 300 anos do nascimento de Giuseppe Landi, arquiteto, cenógrafo discípulo de Ferdinando Bibiena o homem que definiu os rumos da Cenografia do século 18.
Por que não misturar tudo e fazer uma boa farofa?
Propus ao Secretário de Cultura Paulo Chaves uma parceria UFPA-SECULT para que pudessemos trazer cenógrafos da Academia de Belas Artes de Bolonha, sucessora da Academia Clementina, a mesma onde Landi estudou e foi professor, com a qual temos cooperação, para com as técnicas do teatro italiano dos 1700, as mesmas que usaria Landi, fizessem os cenários do Trovador de Verdi.
Mais ousei, propus ambientá-se-mos as cenas à Belém de Landi, às suas obras contruídas ou desenhadas.
Paulo segurou no rabo do foguete e seguimos na viagem...
Logo chegavam a Belém, Pietro Lenzini e seu assistente Giorgio Drioli para os primeiros levantamentos e imersão na PAISAGEM DE BELÉM.
Um pequeno roteiro e os desenhos de Drioli para identificar as cenas landianas do Trovador de Verdi.
Ato I Cena 1 - Arco, Casa Balcão.
Em primeiro plano, o elemento central do Arco de Triunfo (pela primeira vez construído, ainda que de forma efêmera, na praça da República em frente ao Teatro da Paz) é inspirado no desenho feito por Antônio José Landi em homenagem ao Rei de Portugal, Dom José I, e que deveria ter sido edificado em frente ao Palácio dos Governadores do Grão-Pará, atual Museu do Estado do Pará, na Praça D. Pedro II.
Ato I Cena 2 - Jardins do Palácio
Cena noturna, plenilúnio e exuberante vegetação amazônica. Um elemento decorativo típico de Landi coroando com um vaso tocheiro em pedra, varias vezes, encontrado em sua arquitetura em Belém.
Ato III, Cena 5 - Murutucu (ambiente de quartel)
No centro a silhueta das ruínas da capela do Engenho Murutucu, localizado nos arredores de Belém e que pertenceu a Landi. a Capela aparece contra o céu, ao pôr do sol. Diz-se que Landi a teria construído para o casamento de uma de suas filhas. De particular interesse é o portal de entrada com um frontão triangular, típico de sua arquitetura.
Ato III Cena 6 - Convento / Santana
A cena é composta por elementos arquitetônicos, pilastra sobre altos plintos e um fragmento do portal da fachada de Santana. A igreja projetada por Landi, sem as duas torres, colocadas depois, transfigurando-a, seria o mais eloquente exemplo da particularíssima manifestação da Arte que ocorre em Bolonha. Arte que não é Barroca, Barroqueto ou Rococó. Tampouco a antecipação do Neoclássico, apesar de contemporânea a tudo isso, transportada por Landi para a capital do Grão-Pará, que geograficamente corresponde hoje, à Amazônia brasileira.
Verdi sobre Landi sob o céu de Sancta Maria e úmidos verdes equinociais
Verdi
Landi
Giuseppe VERDI
Giuseppe LANDI
Nenhum comentário:
Postar um comentário