sexta-feira, 6 de setembro de 2013

IL TROVATORE: PROCESSO CRIATIVO dos CENÁRIOS

PRIMEIRA FASE: Para esquentar os tamborins, Lenzini e Drioli fizeram uma ambientação desterritorizada, cenário fictício, para demonstrar o domínio da técnica cenográfica e da ambientação pensada por Verdi para o Trovador.

A Sacada do Palácio

O jardim em plenilúnio.

Acampamento dos ciganos.

A prisão, esta proposta de grande força cenográfica, é a única que que contém elementos que se manteram desde esta primeira proposta até a que foi ao palco.

Último ato.

O storyboard de Giorgio Drioli.

SEGUNDA FASE: Il Trovatore totalmente ambientado na Belém de Landi.

Cena de abertura, citação do Arco Triunfal projetado por Landi em homenagem a Dom José1º na minha proposta teríamos ao fundo sempre o skyline de Belém do século 18, baseado no desenho de Codina e Freire no qual Santana ainda aparece, de acordo com o projeto de Landi, antes de ser mutilada pelas torres.

Jardim do palácio em plenilúnio. (Criação inspirada em desenhos de Landi do Álbum de desenhos dedicados à Santana que se encontram na National Galery de Washington). Será mantido na versão final.

O quartel dos soldados ( ruinas da capela do Engenho Murutucu que pertenceu a Landi e onde provavelmente veio a morrer).
Mantido na versão final.

A entrada do convento tendo como portada a Capela Pombo, ao fundo o perfil da Belém setecentesca.

O acampamento dos ciganos, tradicionalmente cenografado em ambiente agreste e rochoso, aqui as rochas estavam recobertas de vegetação equatorial e no centro um obelisco de Landi, como os que encimam a frontarial da Sé de Belém, usado como uma espécie de padrão ou marco de limites das Comissões Demarcatórias e fincados em lugares ermos.

Cena final do cárcere, cuja portada seria a antiga Pombalina do Convento dos Mercedários, hoje desaparecida, seria uma forma de revivê-la, e manteria o padrão da visão ao fundo de Belém.

Maquete do canário sendomusada para estudo da luz.

Projeto em escala dos elementos cenográficos.
Vegetação cena do jardim.

Projeto em escala dos elementos cenográficos.
Jarão cena do jardim.

Projeto em escala dos elementos cenográficos.
Fachada da Capela Pombo que seria usada como entrada do convento.

Projeto em escala dos elementos cenográficos.
Conjunto dos desenhos.

Projeto em escala dos elementos cenográficos.
Na minha proposta teríamos ao fundo sempre o skyline de Belém do século 18, baseano no desenho de Codina e Freire no qual Santana ainda aparece de acordo com o projeto de Landi, antes de ser mutilada pelas torres.

E FINALMENTE O CENÁRIO como foi montado.
Graças ao talento de Mauro Wrona consegui-se um resultado que preservando a montagem tradicional do Trovador com elementos do medioevo espanhol, harmonizados com os elementos Landianos.

Cena de abertura, citação do Arco Triunfal projetado por Landi em homenagem a Dom José1º no horizonte muralha medieval espanhola.

Jardim do palácio em plenilúnio. (Criação inspirada em desenhos de Landi do Album de desenhos dedicados à Santana que se encontram na National Galery de Washington).

O quartel dos soldados ( ruinas da capela do Engenho Murutucu que pertenceu a Landi e onde provavelmente veio a morrer).

A entrada do convento (sem ref à Bel.)

Cena do encontro de Manrico e Leonor (citação portal e colunas de Santana).

O acampamento dos ciganos sem referência à Belém.

O cárcere (sem referência à Belém).

Nenhum comentário:

Postar um comentário