quarta-feira, 30 de maio de 2012

Conselhos para encontrar uma Amante

Voo atrasado em Brasília, entrei na Livraria da UnB, na estante um título me intrigou: Como escolher Amantes, o autor, mais ainda, Benjamin Franklin.
Comecei a ler no aeroporto, só larguei quando cheguei no hotel em São Paulo.

A biografia, vai logo dizendo que ele não tem nada de santo, nem de puritano. Mulharengo, em Paris, quando foi embaixador da nascente nação americana, pinta e borda, canta mulher casada, viúva rica, todas.
E estes textos proscritos, são o maior barato, este, como escolher amantes são conselhos que dá a um jovem que não quer casar, mas quer ter suas aventuras. Ele deixa pro final uma saída muito engraçada.
Outro é a "carta" que escreve para a Academia de Ciências de Londres, propondo que se dê um prêmio para quem descobrir uma pílula que odorize nossos "ventos" e apresenta toda sorte de considerações, biológicas, físicas, médicas e até filosóficas sobre as vantagens de soltar puns cheirosos.

Resultado, fiquei fã de carteirinha do homem da nota de cem dólares.
Vou mandar ampliar uma e colocar ao lado do poster do Marx, do Lenin e do Che.
Meu drama: o que é que vão dizer meus amigos comunas?
Vão me detratar, chamar de 5ª coluna, tudo de ruim.
Égua, mas cara tinha um grande bom humor e levou uma vida folgada e milagrosa, como disse Bocage no seu epitáfio.

Conselhos para um Homem Jovem à busca de uma Amante
(Benjamin Franklin)

25 de junho, 1745

(EM UMA REVISTA, RESPONDENDO A UMA CARTA)

Meu querido amigo,

Não conheço remédio para diminuir as violentas inclinações naturais que você menciona; se conhecesse, não creio que devesse comunicá-lo. Casamento é a cura adequada. É o Estado mais natural do Homem e, portanto, o Estado no qual você mais provavelmente encontrará Felicidade. Seus Motivos para não enfrentar um casamento no presente não me parecem bem fundamentados. As Vantagens circunstanciais que Vê em adiar são não apenas incertas como também pequenas em comparação com a Coisa em si, o estar casado e arranjado. São o Homem e a Mulher unidos que formam o Ser humano completo. Separados, ela deseja a Força do Corpo e o Poder da Razão dele; ele deseja a Suavidade, a Sensibilidade e o Discernimento aguçado dela. Juntos têm mais chances de vencer no Mundo. Um Homem solteiro não tem nem perto do valor que teria no Estado de União. É um Animal incompleto. Lembra uma única lâmina de Tesoura. Se encontrar uma Mulher prudente e saudável, sua Criatividade em sua Profissão, com a boa Economia dela, trarão Fortuna suficiente.

Mas se você preferir ignorar este Conselho e persistir com a idéia de que o Comércio com o Sexo é inevitável, então repito minha Sugestão anterior, a de que em todos seus Amours prefira sempre Mulheres velhas a novas. Você chama isto de Paradoxo e cobra minhas Razões. Cá estão:

1. Porque como elas têm mais Conhecimento do Mundo e por suas Mentes terem mais Observações abrigadas, suas Conversas nos melhoram mais e permanecem por mais tempo agradáveis.

2. Porque quando as Mulheres deixam de ser belas, elas estudam para serem boas. Para manter sua Influência sobre Homens, fazem com que a Diminuição da Beleza seja compensada pelo Aumento da Utilidade. Aprendem 1000 Serviços pequenos e grandes e são as mais companheiras de todas as Amigas quando você está doente. Assim, permanecem agradáveis. Portanto não há tal coisa como uma Mulher velha que não seja uma Mulher boa.

3. Porque não há o perigo de Filhos, que produzidos irregularmente podem transformar-se em Inconveniências.

4. Por mais Experientes são prudentes e discretas na condução da Intriga para prevenir Suspeita. O Comércio com elas é mais seguro para sua Reputação. Quanto à delas, se o Caso acontecer de terminar conhecido, Pessoas razoáveis tendem a perdoar a Mulher velha que com cortesia cuidou de um Homem jovem, que transformou seus Modos com seus bons Conselhos e impediu que arruinasse sua Saúde e Fortuna com Prostitutas mercenárias.

5. Porque em todo Animal que anda em pé, a Deficiência dos Fluidos que preenchem os Músculos vêm primeiro na Parte mais alta: a Face é a primeira que fica frouxa e enrugada; então o Pescoço; daí Seios e Braços; as Partes debaixo continuam esticadas como sempre foram. Portanto, cubra com uma cesta o que há acima e considerando apenas o que vai abaixo do espartilho, é impossível dentre duas Mulheres perceber qual a velha e qual a jovem. E como à noite todos os Gatos são pardos, o Prazer do Toque corporal com uma Mulher velha é pelo menos igual, senão freqüentemente superior: cada Detalhe pela Prática sendo capaz se ser Melhorado.

6. Porque o Pecado é menor. O rompimento de uma Virgem pode ser sua Ruína e fazer de sua Vida infeliz.

7. Porque o Remorso é menor. Fazer de uma jovem Mulher miserável pode acarretar em Reflexões amargas no futuro; nada disto acontecerá ao fazer de uma Mulher velha feliz.

8tavo e Final. Elas ficam tão gratas!!

E assim encerra-se meu Paradoxo. Ainda assim, aconselho que case logo; Sinceramente assino Seu cordial Amigo.

Benjamin Franklin é quem assina.

domingo, 27 de maio de 2012

Rever o fogo

Amiga minha de longa data, servidora com relevantes serviços prestados ao Arquivo Público do Pará, me adverte que houve EXAGERO na nota assinada pela também minha amiga, Ethel Valentina, presidente da Associação de Amigos do Arquivo Público.
Ao receber o comunicado sobre a situação do prédio, não exitei em dar-lhe publicidade no blog sob o título "Queima de Arquivo".
Informações postadas na web são como penas espalhadas pelo vento e podem ser usadas com vários propósitos, tanto serviram para estimular a discussão sobre o cuidado com nossa memória, como para meter o sarrafo nos Tucanos.
Depois disto, comentários impublicáveis caíram no meu blog perguntando se eu tinha me vendido ao PT e estava querendo atingir o PSDB em ano eleitoral.
Essas patrulhas ideológicas são muito chatas.
Ninguém pode dar opinião sobre qualquer coisa e já vem logo sendo rotulado.
Não sei se algum outro blogueiro já declarou tantas vezes seus votos.
Vou fazer mais uma vez:
Já disse que na eleição passada fui 1345.
Votei na Dilma, o que não me impede de dizer que ela desceu à mansão dos porcos, aqui, quando vem elogiar esse tal de BrT do Safadíssimus Duciomar.
Em 2006 votei na Ana Júlia, não o fiz novamente em 2010, seu governo foi um desASTRE e obrigará o PT a pagar, por muito tempo, o alto preço deste desGASTE.
Um dos piores desempenhos do governo AJu foi justamente na Secretaria da Cultura onde o professor de história-secretário só pensou em sua campanha para deputado estadual. Pelo que consta não enfiou um prego no Arquivo Público.
A última interveção estrutural no Arquivo foi feita pelo atual secretário de Cultura Paulo Chaves no primeiro governo Almir Gabriel.
Acima de qualquer paixão, foi positivo o fato de discutir-se a situação em que se encontram "documentos únicos da História Universal".
Eles estão ameaçados, mesmo se a atual sede do Arquivo estivesse dotada de todas as medidas de prevenção e segurança interna.
As ameaças externas de incêndio são inúmeras, não vamos esquecer que o Comércio é um dos bairros campeões em chamadas para o corpo de bombeiro.
Este patrimônio só estará fora de risco se for transferido para um edifício novo, dotado da melhor tecnologia de segurança.
Pelo que consta a SECULT já tem um projeto para isso.
Então, vamos trabalhar pela construção de uma nova sede para o Arquivo Público.
ISTO É DEVER DE TODOS OS PARAENSES.

Simpatia para prender a pessoa amada

A seção Rola na Rede que de vez em quando pinta aqui no blog, na realidade tem quase sempre uma única fonte informação, o mailing do ciberguru e meu amigo Marcos Palácio.
Agora o Rola no Rede vai ter uma tag: Espácio do Palácio indicando a procedência.

Rola na Rede

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Parece mas não é...

Parece domingão no piscinão de Ramos?

Parece, mas não é.
É aqui mesmo, na Assembleia Paraense...

terça-feira, 22 de maio de 2012

A deusa DILMA desceu à mansão dos PorCos

A presidentE Dilma tem demontrado corragem e senso de oportunidade, aproveita as altas taxas de popularidade para cumprir agendas que os marmanjos, à direita da foto abaixo, não tiveram coragem de mexer.

Reforma da aposentadoria do funcionalismo público, a partir de agora para se aposentar com vencimentos integrais terão que pagar contribuição extra.
Etc, etc, etc.
Porém, seu ato mais admirável foi intalar a Comissão da Verdade para apurar violações dos Direitos Humanos durante a Ditadura.
SEM ISSO ficávamos envergonhados perante nossos vizinhos do continente: Argentina, Uruguai, Chile...
COM ISSO podemos cobrar dos países que conosco dividem o espaço cultural da Civilização Cristã Ocidental, e que adoram nos dar lições de moral, que se apure os crimes de grerra praticados por eles ou pela OTAN, seu braço armado: as atrocidades cometidas em Gantânamo, o genocídio permitido na Bósnia, quotidiano em Gaza, etc, etc, etc.

Dilma chorou, e não era para menos, sabe quanto custa construir a DEMOCRACIA nesses tempos de crise, quando o Capital Financeiro em apuros, obriga muitos governos/países, que se colocavam como defensores desses princípios, a os abandonar.

Eu me sentí orgulhoso da PresidentE de meu país, o que, convenhamos, no cenário internacional, é difícil.

As imagens da PresidentE durona-chorona ainda estavam sendo festejadas na minha retina, quando de repente, não a "Lady in Red" habitual, mas vestida e com voz marron, a presidentA lê o discurso de seus assessores políticos:

Quero cumprimentar o prefeito de Belém, Duciomar Costa

porque os projetos que foram aqui apresentados,

são projetos de qualidade, projetos consistentes.

Tudo é consistente, PresidentE!
Os projetos do Ducioma COSTA:

são uma BOSTA.

Têm a consistência, a aparência e a odorecência, peculiar.

Os projetos do BRT, por mais que insistam, não existem, não resistem a menor análise de CONSISTÊNCIA técnica.

Por que a presidentA tem que entrar, pelas portas dos fundos, na campanha de prefeito de Belém?

Será que ela quer ser a segunda mãe do mostruoso, clique para saber Dudussauro Safadissimus, aquele que até agora tinha dois pais e UMAMÃE?

O tempo da política na era bio-eletrônica é mais rápido que o de Cronos, em uma samana, a Deusa Grega da Democracia caiu do pedestal no chiqueiro dos porcos.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Joyce + Jardean = 0, noves fora > tUdO

Epígrafe
Joyce tu furasse o Jardean?

Conversa ao celular da mãe de
Joyce ouvida por Adelita.

Poderia ser nome de um filme?
NÃO!

estória de amor tão banal:

Só manchete de jornal.

Nem Vão tirar fotos juntos,
Não foi sequer um romance.

Se Vai dar pano pras mangas.
Nas revistas feministas?

oU

Vai aumentar o preceito
Que nunca vai dar processo
Mesmo quando o caso
For matéria de sucesso?

Depois da perna aberta
qUem Vai dizer:
Não tinha camisinha!
qUem vAi dizer:
Foi esquecimento!

sErá qE vAi sErvir dE alErta?

oU

Vai fazer todos de vítima?

Vai encarcerar o prazer?

Vai dar medo de foder?

Vai encapsular a libido?
(Agora só com o marido)

Vai escancarar dilemas
e aumentar nossas algemas?

ela Vai pedir pensão.
ele Vai dizer que não.
ele Fala em abdicar.
ela diz que é imorTal

ele Diz que não dá mAis.
ela Jura que É etErno.
Vai Negar.
vai Negão
Vai Neguinha
vai sim.
Vai lá
vAI fUNDO
Vai não:
Já deu!


Depois de MariZe Roxxa Morbaqui no Flanar.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Queima de Arquivo

A queima de arquivo que ameaça acontecer não é em sentido figurado.
É a possibilidade REAL de uma queima de documentos, únicos da História Universal, que estão guardados no Arquivo Público do Pará.
Segundo Ethel Valentina Soares por pouco, pouco, muito pouco mesmo a tragédia não aconteceu na madrugada de 18/05. Um curto circuito ...
Veja a denúncia que Ethel, funcionaria do Arquivo e presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará, ARQPEP , postou no seu Face.

O edifício do atual Arquivo Público do Pará, em ilustração de Leone Righini, gravada por Carlos Wiegandt (ca. 1867).

Aos historiadores de plantão.
O Arquivo Público do Estado do Pará está cada vez correndo maior perigo.
Esta madrugada ocorreu um curto circuito em virtude de sua fiação ser tão histórica quanto sua documentação e por muito pouco não pegou fogo. Sai governo, entra governo e nada é feito para que o Arquivo tenha um pouco mas de atenção, respeito e ser valorizada como um lugar onde é guardada a memória de um estado, de um país.
Onde estão os historiadores que reclamaram de uma ação que era a preservação de uma documentação, Período Colonial, que estava correndo perigo de acabar e que foi preciso a Associação doa Amigos do Arquivo Público através de um projeto conseguiu verba para que fosse restaurada e digitalizada?
Acaso esses mesmos historiadores não tem palavras quando se trata da segurança de todo um acervo?
Por quanto tempo vamos esperar para que uma tragédia venha acontecer para que tenham alguma reação diante da sociedade?
Depois do acontecido serão apenas palavras perdidas, fogos de artifícios. Vários Memorandos foram enviados a secretaria a qual o Arquivo pertence para que seja feito algo, NADA FOI FEITO, SEMPRE COM PROMESSAS E PROMESSAS E, MAS PROMESSAS.
É preciso tomar uma atitude e se nós funcionários públicos que trabalham no Arquivo Público do Estado não tem nenhuma força diante deste governo quem sabe ELEITORES não conseguem alguma coisa.
Documento é a base de tudo, é a comprovação de uma existência. Onde vocês acham que começa um ato legal, ou a construção de um governo, ou um prédio que tantos SÓ se preocupam em conservar, ou um acontecimento importante? È no papel, e no documento...
Tenho que ressaltar que o Diretor do Arquivo Público tem tentado chamar a atenção para todos os problemas existentes no Arquivo, mas a insensibilidade de nossos gestores, nada é realizado. Para mim já está chegando à incompetência.
Se Alguém tem medo de falar algo eu não tenho. Vamos lá gente vamos pressionar vamos fazer algo ou quatrocentos anos de historia vão virar cinza.
Ethel Valentina Soares – Funcionária Publica lotada no Arquivo Público do Estado do Pará - Matricula 57207900-1

O testo que estou mandando está em meu Faceboock.

domingo, 13 de maio de 2012

São elas que mandam

JUÍZO FINAL

Muito bem, pessoal - grita São Pedro - vamos organizar isso em duas filas.
Vocês homens que sempre dominaram suas mulheres, façam fila do lado
esquerdo, e os homens que sempre foram dominados por suas mulheres façam fila à direita.
Depois de muita bagunça, finalmente os homens estão em fila. A fila dos
homens dominados por suas mulheres tem mais de 100 quilômetros; a fila dos
homens que dominavam suas mulheres tem apenas um fulano.

São Pedro exclama:
- Vocês deveriam ter vergonha! Deus criou vocês a Sua imagem e vocês se
deixaram dominar por suas mulheres. Apenas um de vocês honrou o nome e
deixou Deus orgulhoso de Sua criação. Aprendam com ele!
Então, virando-se para o homem solitário, São Pedro diz:

- Conte a esses homens como você fez para ser o único nesta fila!
E o homem respondeu:
- Eu não sei - explica o homem - foi minha mulher me mandou ficar aqui !!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Biblioteca Annunciada Chaves, enfim na UFPA

Realizou-se o sonho da mestra de gerações e ex-Sub-reitora de Ensino de nossa Universidade: sua biblioteca particular está agora incorporada ao acervo da UFPA.

Ou, pelo menos, o que sobrou dela.

O Defensor Público Federal Anginaldo Vieira assina o termo de cessão e o Reitor Carlos Maneschy, o compromisso da UFPA de guardar e conservar os livros, tombados tardiamente pela SECULT em 2010, depois que o cupim e outros biXos já haviam destruído muitos.

Eu e a Profa. Maria Lúcia Ohana testemunhamos.

Foi uma luta árdua.
Desde a morte da Profa. Maria Annunciada Ramos Chaves, em 16 de agosto de 2006, seus livros perambularam como almas penadas buscando morada segura. Segundo relato de amigos, era desejo de Annunciada que fossem para a UFPA, mas não deixou nada escrito.
Depois um triste capítulo de insensibilidade, descuido, desleixo: um final feliz.
Orgulho-me de ter cumprido meu dever de cidadão e lutado para que isso acontecesse, o que foi possível graças ao apoio do reitor Carlos Maneschy, da vigilância e alertas do desembargador José Alencar, atual presidente do TRT-Pa, e da compreensão do Defensor Anginaldo Vieira.

Quem já quiser conhecer o conteúdo da biblioteca pode ir dando uma olhada nas fotos rápidas, tiradas na última visita que fiz aos livros.

Além dos livros estantes e móveis, como a mesa da trabalho da professora, também foram doados à UFPA.

sábado, 5 de maio de 2012

Jordy ganhou atestado de bons princípios

A bandidagem quer fazer de Arnaldo Jordy Figueiredo um dos seus.
Ao dar publicidade à irresponsavel conversa telefônica do meu amigo de fé, irmão, camarada, apesar de não sermos mais do mesmo partido -já me desliguei ideológica e politicamente do PPS- os manipuladores da opinião pública o querem emporcalhar por delito moral, mas também explorar o sentimento religioso dos incautos.

Lembro a estes moralistas, zelosos do melhor dos ensinamentos cristãos que
ROUBAR É PECADO MORTAL.

E que, no campo dos costumes sexuais, de acordo com a ortodoxia católica usar camisinha é proibido. Pílula anti-concepcional, do dia seguinte, DIU, nem pensar.
Divorciado, mesmo em união estável, vive em ADULTÉRIO.

Tem mas, é pecado mortal, DESEJAR a mulher do próximo.

Comê-la, então, usando camisinha, ela tomando pílula...

Chega de hipocrisia, não metam sexo no meio, neste campo da vida humana é muito difícil florecerem "lírios mimosos". Exemplo mais doloroso, que o da própria Igreja Católica, talvez a instituição que de forma mais severa e totalizante tentou controlar a vida sexual de seus seguidores, agora exposta em infindáveis escândalos cuja origem está na própria constituição humana.

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA !

Não é por ser amigo do Arnaldo, que, para mim, deve ser criticado por LESEIRA de ter se metido com senhora de tão elevados princípios sem os devidos cuidados e depois ter mantido com a nobre e bem intencionada criatura tal diálogo por celular.
Porém, quem fizer uma análise objetiva do conteúdo da conversa, concluirá:

O JORDY, MESMO EM SITUAÇÃO LIMITE, MANTÉM A ÉTICA, A DIGNIDADE E A COMPOSTURA.

Nos coloquemos como vítimas dessas abomináveis práticas de invasão de privacidade, quantos de nós, em situação limite, repito, se comportaria com tal equilíbrio, serenidade, educação? Manteria a conversa pautada em princípios, não escorregaria para a baixaria, para o palavrão?
A causa já estava perdida. Ele já estava lascado.

Pode ser que neste porco mundo de publicitários, pesquisas de opinião, imagem o episódio seja o alibi que precisava Jatene para se desvencilhar de uns de tantos compromissos assumidos de apoiar para a prefeitura de Belém (Jordy, Zenaldo, Priante):
- Caboclo, tu te queimaste, não vai dar prá ti desta vez.

Será que minha amizade, apesar das discordâncias políticas, está me cegando?