segunda-feira, 28 de junho de 2010

Patrimônio ameaçado

Na Senador Lemos, em frente à obra Torre de Belvedere
da  Leal Moreira
Aproximadamente 20 pedras de Liós, do meio fio, foram arrancadas e estão sob ameaça.
As pedras de Liós são um dos símbolos de Belém, vinham de Portugal fazendo lastro das embarcações, são iguais às pedras de calçam Lisboa.
As do centro histórico de Belém são tombadas.
É possível que elas tenham sido retiradas para posterior reutilização, no momento que fotografei. Se não for isso, são necessárias providências urgentes para que não sejam levadas para os aterros ou lixões  como o entulho de obra.
Desde já o Forum Landi da UFPA se oferece para encontrar uma solução a favor de Belém.

2 comentários:

  1. Boa, Flávio.

    É assim que Belém vai perdendo sua identidade e sua condição de capital.
    Reitero: capital vem do latim "caput" e quer dizer não só cabeça, mas principal, mais importante.
    Belém sem identidade fica desimportante, descabeçada e perde a condição de capital.
    É de direito, mas não de fato.
    E quem deveria, até por dever de ofício, cuidar da cidade, contribui para essa perda de identidade, por ações ou omissões, ou pelas duas coisas juntas.
    Por falar nisso, os urbanistas e engenheiros não estão obrigados a cumprir um Código de Ética mínimo que os obrigue a pelo menos se preocupar com coisas como pedras de liós?

    ResponderExcluir
  2. Caro Flávio
    Nos primeiros anos deste século, após uma ausência de quase 40 anos, voltei à Belém e levei um tremendo susto com a sua destruição. Uma destruição quase requintada, pois, tudo o que significava a lembrança de sua história e que recordava as fantasias urbanas da Art Nouveau e da Art Deco não só estavam parcialmente destruídas, como em acelerado processo de sumiço.
    Belém era, até aos primeiros anos de 1960, uma das cidades mais belas do país. Hoje, por força da maligna aliança entre a cobiça imobiliária e a estupidez governamental, capazes de confundir o mau gosto modernoso com progresso, a exemplo da demolição do Grand Hotel e sua substituição por um prédio comum a todas as cidades médias estadunidenses, Belém está mais feia e já sem personalidade.
    Como mais um pouco de esforço poderemos ficar igual aos suburbios de Miami ou New Orleans.
    Este é o resultado do modernidade que golpeou a nossa cidade e ao nosso Estado.

    ResponderExcluir