sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Simão Jatene, primeiro ou último?

Jatene além de técnico competente, mostrou-se político habilidoso e como poucos interpreta o Super-Homem do Gilberto Gil
Ele faz parte de uma espécie em extinção na política brasileira que sabe o que diz, não precisa de estrategista, de marqueteiro. Ele sabe o que esta faz.
Ele poderá ser o primeiro paraense, depois da primeira república, a governar o estado por três vezes em mandatos regularmente eleito .
Ele também, poderá ser o último a governar o Grão-Pará.
Agora uma história exemplar:
Os Mouros dominaram a península Ibérica desde 711 até 1492. Foi sendo reconquistada gradativamente pelos cristãos. O último reino islâmico a cair foi o de Granada cujo califa foi Abu Abdullah, dito Boabdil, passou para a história como El Chico, (o pequeno) ou Zogoybi (o desafortunado).
Derrotado, chorava copiosamente, sua mãe fez-lhe a mais cruel repreensão de uma mãe a um filho: choras como mulher aquilo que não soubeste defender como homem.
Depois, ainda o obrigou a entregar as chaves da cidade aos reis cristãos Fernando e Isabel.


Viveu ainda 35 anos, em seus retratos, um homem que não levanta a cabeça.


Quando não esta cabisbaixo, seus olhos expressam abissal tristeza.
Boabdil não apenas foi a vergonha de seu povo e decepção de sua mãe, foi a imagem de sua própria derrota.
P.S.:
Ainda bem que hoje, as mães não tem mais toda esta força, já imaginou, Jatene tendo que entregar as chaves de Carajás pro Giovani e as do Tapajós pro Lira Maia.

4 comentários:

  1. Belo comentário! Mostra com muita elegãncia, toda mediocridade do Jatene.

    ResponderExcluir
  2. Bem escrito e bem humorado.
    Parece de alguém que eu conheco.

    ResponderExcluir
  3. Quanta hipocrisia!
    Nunca nos deram a mínima, agora vêm com essa de "entregar as chaves do Pará"; estão convidados a visitar o sul do Estado para ver a incompetência administrativa de seus governantes (PT e PSDB), ninguém valeu nada. Nos vêm como apenas almoxarifado para suprirmos seus egos extrativistas.
    P.S.: Apesar da boa crônica.

    ResponderExcluir