quarta-feira, 9 de maio de 2012

Biblioteca Annunciada Chaves, enfim na UFPA

Realizou-se o sonho da mestra de gerações e ex-Sub-reitora de Ensino de nossa Universidade: sua biblioteca particular está agora incorporada ao acervo da UFPA.

Ou, pelo menos, o que sobrou dela.

O Defensor Público Federal Anginaldo Vieira assina o termo de cessão e o Reitor Carlos Maneschy, o compromisso da UFPA de guardar e conservar os livros, tombados tardiamente pela SECULT em 2010, depois que o cupim e outros biXos já haviam destruído muitos.

Eu e a Profa. Maria Lúcia Ohana testemunhamos.

Foi uma luta árdua.
Desde a morte da Profa. Maria Annunciada Ramos Chaves, em 16 de agosto de 2006, seus livros perambularam como almas penadas buscando morada segura. Segundo relato de amigos, era desejo de Annunciada que fossem para a UFPA, mas não deixou nada escrito.
Depois um triste capítulo de insensibilidade, descuido, desleixo: um final feliz.
Orgulho-me de ter cumprido meu dever de cidadão e lutado para que isso acontecesse, o que foi possível graças ao apoio do reitor Carlos Maneschy, da vigilância e alertas do desembargador José Alencar, atual presidente do TRT-Pa, e da compreensão do Defensor Anginaldo Vieira.

Quem já quiser conhecer o conteúdo da biblioteca pode ir dando uma olhada nas fotos rápidas, tiradas na última visita que fiz aos livros.

Além dos livros estantes e móveis, como a mesa da trabalho da professora, também foram doados à UFPA.

4 comentários:

  1. Flávio,
    Uma alegria ver isso e fazer parte. Vamos em frente, que isso é só o início.
    Abs,
    Edney

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, mas o que aquela imagem religiosa faz na sala do reitor? Ao que eu saiba, a sala é a da Universidade, entidade e pública e sem religião, e não do reitor, que pode professar a sua fé em diversos lugares fora dali.
    É notório que é proibido o uso de imagens e adornos religiosos em dependências de repartições públicas, mas isso continua funcionando muito bem para o baixo escalão pelo visto.

    ResponderExcluir
  3. Tá, mas e aí a santinha ali ao lado da mesa do reitor. Se essa foto não tiver sido na casa dele, mas sim na UFPA, o que a imagem estaria fazendo ali? Será se até sobre o redator do blog, livre de religião, a igreja conseguiu fazer valer os seus valores ou é uma questão de subordinação ao "chefe"?

    ResponderExcluir
  4. Anonimo Anódino,
    Não é subordinação ao "chefe" q não está nem aí.
    Tenho mais causas relevantes pra lutar.
    Considero a sua importante, mas não relevante.
    Por que não crias um blog, sai do armário do anonimato e passa a defeder esta causa?
    Terias muito que fazer.

    ResponderExcluir