domingo, 9 de junho de 2013

CARTA AO EDMILSON E A ARACELI

Eu não acredito mais na democracia representativa.
A "melhor invenção" de governança nas condições de transporte e comunicação do século 18 até o 20.
Agora é coisa morta, do passado.
Por isso não pertenço mais a nenhum partido político.
Me relaciono com gente de todos os partidos, caso sejam educados e inteligentes.
Se burros e/ou arrogantes
Nem chego perto.

No PSOL respeito e considero o Edimilson, a finíssima Aracely, o senador José Nery, a senadora Marinor Brito. Na UFPA tem pessoas "do campo" mas não sei se são filiados.

Nesta sexta, 7/6/2013, estando em Belém apenas eu e a reitora em exercício, Marlene Freitas, tive que voltar às lides desta política anã, de onde, há muito, auto-excluí-me
Um campo absolutamente minado pelo exibicionismo, pelas ações performáticas, por gestos estudados para criar factóides na imprensa.

Foi neste cenário escabroso que aconteceu o que considero um fato gravíssimo, cometido por um dirigento do PSOL, o professor de Ciências Políticas da UFPA e dirigente da ADUFPA, JOÃO SANTIAGO.

João Santiago na realidade comandava a manifestação (era o "capa preta") de no máximo 200 alunos de um universo de centenas de milhares de estudantes do ensino médio do Pará. Pela tantas, enquanto eu conversava com a outra capa preta, Silvia Leticia, esta educada e ponderada e com a Sílvia coordenadora geral do DCE. Santiago (número 1 da facção vinculada ao ex-deputado Babá, que pinta o cabelo) resolveu ordenar aos estudantes que subissem até o terceiro andar da reitoria.
Foi interpelado pelo segurança Lima que o advertiu não poder subir pois a sala dos Conselhos, por razão de seguraça não compotaria todos os estudantes.
João respondeu em alto e bom tom:

É melhor deixar ou nós vamos quebrar tudo isso aqui !

Interpelei-o:

TENHA RESPOSABILIDADE CIVIL, VOCÊ É UM PROFESSOR DA UNIVERSIDADE, UM DIRIGENTE SINDICAL, ESTÁ ACOMPANHADO DE JOVENS, QUASE ADOLESCENTES, NÃO SEJA IRRESPONSÁVEL, SE ACONTECER ALGUM PREJUÍZO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO VOCÊ SERÁ RESPONSABILIZADO.

Depois Joãozinho (sindicalista sempre tem um apelido) jogando para a plateia, fez uma declaração mentirosa aos estudantes, a ADUFPA havia pedido a retirada da matéria na reunião do CONSEPE, a professora Marlene Freitas, reitora em exercício, desmenti-o, informou, as reuniões são gravadas.

E assim continuou a reunião, na realidade um circo armado para os líderes do movimento se exibissem em discursos vazios, desrespeitos, apenas chavões e bravatas e nenhum conteúdo analítico, crítico, como se deve esperar de estudantes e professores que se pretendem críticos de uma proposta complexa como o ENEM.

Não me venham com a desculpa de que são adolescente. (Muitos falam sobre este assunto, mas recordo-me sobretudo de Mao e Ho Chi Minh lembrando que o partido revolucionário é ESCOLA).

Quado no inicio me apresentei como representante da reitoria todos começaram a gravar a minha fala, eu pegei me celular e anunciei que iria tambem gravar a deles, fui vaiado e repreendido, pela Silvia Leticia, "estava provocando os alunos", só exercia o direito de reciprocidade. Eles diziam que gravavam porque nós mentimos.

A reitora em exercício foi varias vezes chamada de mentirosa, vaiada quando falava alguma coisa que desagradava.
Teve que agir com paciência de mãe de adolescente, como declarou, e de professora primária com aluno tolo.

Se calaram quando Marlene informou:

Até o ano passado, pelo vestibular tradicional, as provas eram realizadas em apenas 16 cidades do Pará.

Com 76.000 alunos incritos.

Neste ano com o ENEM faremos provas em 69 cidades com 330.000 alunos inscritos.

Isto é que é democracia, isto é que é aumentar a oportunidade de acesso, isto é que permite que a Universidade chegue aos mais pobres, ou vocês só querem oportunidade para vocês?

Concluiu.

Será que não é possível um diálogo civilizado, acadêmico com o PSOL?
Ou só interessa o circo enganoso dos slogans?
O prof. Luís Araujo, ex-secretário de Educação do Município de Belém, hoje no PSOL, quando do PT ocupou cargo de direção no INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é portanto autoridade, para discutir, em alto nível o assunto e propor algo que supere dialeticamente o ENEM/SISU.
(O Luis é criativo foi durante sua gestão na Secretaria de Educação que iniciou-se o processo de desmilitarização do desfile escolar da Semana da Pátria, uma herança do Estado Novo, ele mudou para uma festa brasileira, popular. Não sei se ainda é assim.)

O PSOL justificou sua saída do PT, alegando que com o episódio Mensalão o partido havia se comportado segundo os principios da ética burguesa.

Será que estes dirigentes, estes militantes que estiveram no pateo da reitoria estão se comportado como os "novos homens" sonhados por Ernesto Guevara que construrão a sociedade pós-capitalista?
Ou agindo desta forma, mentido, desrespeitado os outros, a diversidade de opinião, ameaçado dilapidar o bem comum, sem conhecimento científico da realidade que buscam transformar, SE POR ACASO assumissem o poder não agiriam igualzinho ao PT, que criticaram, e não produziriam mensalões, samanões, quinzenões?

Interessa ao PSOL, ter militantes e seguidores críticos ou um bando de marionetes que a cada palavra de ordem se agitam e gritam frenéticos como tietes num auditório?

Podem fazer os contorcionismos verbais que façam, nem mesmo se Marx, Engel, Lenin, Trotsky voltem à terra, todos juntos, me convencerão que defender uma proposta velha, como o coroca Vestibular é revolucionário.

Principalmente quando o ENEM, por ser uma proposta audaciosa de criar um instrumento nacional de avaliação da qualidade de nosso ensino médio, é uma proposta em construção, MAS INEGÁVELMENTE TEM UMA SEMENTE DE INOVAÇÃO, DE ABERTURA PARA TRANSFORMAÇÕES, e não é por outra razão que o mais reacionário setor da grande mídia nacional o elegeu como prioridade na tentativa de desmoralizá-lo, insuflado, naturalmente, por todos os seguimentos interessados no ENSINO PAGO.

DIGA-ME COM QUEM ANDAS E TE DIREI QUEM ÉS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário