terça-feira, 21 de setembro de 2010

Política via Wiki

Reproduzo materia da revista INFO de setembro 2010
www.info.abril.com.br

GOVERNOS E EMPRESAS PRECISAM COLABORAR PELA WEB
Don Tapscott
É canadense, autor dos livros Wikinomics e Grown Up Digital

No discurso pronunciado na abertura do Fórum Econômico Mundial, em Davos, o presidente francês Nicolas Sarkozy destacou a crise que levou o mundo à beira do apocalipse econômico. “Não é apenas uma crise financeira global”, disse ele. “É uma crise na globalização.” Sarkozy convocou os líderes mundiais para corrigir os desequilíbrios sistêmicos que levaram ao triunfo do mercado sobre a democracia e a justiça. “No futuro, haverá uma demanda muito maior para que a renda reflita melhor a utilidade social e o mérito”, continuou. Haverá uma demanda muito maior por justiça. Haverá maior demanda por proteção. “Ou mudamos de conformidade com isso, ou a mudança se imporá a nós pelas crises econômica, social e política.”
A exemplo de muitos chefes de estado, o presidente Sarkozy é bem intencionado, mas não mostra o caminho a seguir. Ele tende a ver as mesmas instituições que produziram a confusão atual como fonte de soluções e estabilidade no futuro.
Defende a mudança de valores, mas aceita sem questionar a maioria das velhas suposições sobre como funciona o mundo. Ele não considera, por exemplo, o fato de que os mercados podem ter triunfado exatamente porque nossos modelos de governo e democracia não funcionam. Ele não pede que se repense as formas de resolver os problemas globais. Apela somente para o clube da velha elite de tomadores de decisão. Sarkozy não parece reconhecer que os novos modelos de inovação social e criação de riqueza são incompatíveis com a visão obsoleta do papel do estado nacional na economia global. Ele propõe instrumentos tradicionais, como impostos e acordos legais, mas isso não basta. Muitas das situações urgentes que enfrentam neste século não serão solucionadas sem um modo mais dinâmico de organizar e explorar a criatividade dos cidadãos e dos negócios.
Sarkozy não está sozinho. A maioria dos líderes mundiais, em empresas e governos, alimenta as mesmas velhas idéias a respeito de como resolver os problemas do mundo. Com freqüência, eles parecem concentrados em remendar velhos modelos, em vez de passar para algo novo e viável. Mas ninguém pergunta se os modelos atuais de regulação estão realmente equipados para a tarefa. Poderia de fato uma rede de reguladores financeiros nacionais – todos operando com um contingente de empregados subpagos e superocupados – exercer algum controle sobre o sistema financeiro global, que opera na velocidade da luz e usa algumas das pessoas mais inteligentes e mais bem pagas do planeta? É hora de adotar novo modelo de regulação. Um modelo que use a web para divulgar as informações e dê a uma rede de especialistas internacionais- incluindo os já empregados hoje na área- a condição de apresentar sugestões, modelos de risco e análises, num sistema em formação de wiki.

Um comentário:

  1. Flávio,

    Quem diria que o Imposto Tobin (mal traduzido como Taxa Tobin) teria um dia o apoio de um Presidente da França.
    Wikis e folksonomia: ainda vamos ouvir falar muito nisso.

    ResponderExcluir