quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fotos para o arquivo

Jáder Barbalho publicou recentemente um livro de memórias "Tempo do Trabalho", com um imenso acervo fotográfico que é um resumo da recente história política do Pará.
Faltaram porém algumas, como as que publico abaixo.
O evento ocorreu no Teatro São Cristóvão, acho que em 1980, era a instalação do IEPES, Instituto de Estudos Políticos Económicos e Sociais do PMDB. Além da prata da casa, convidados de fora como o Deputado João Gilberto do PMDB do Rio Grande do Sul e Ricardo Zaratini do MR-8 que naquela altura se abrigava no PMDB.
Zaratini, irmão do autor Carlos Zara, tinha sido um dos "terroristas" mais procurados pela ditadura, era acusado de um atentado contra o presidente Costa e Silva no aeroporto do Guararapes em Recife. Preso foi libertado em troca do embaixador Charles Elbrick dos EUA, viveu em Cuba, no Chile, voltou ao Brasil clandestinamente em 1974. Com anistia foi o primeiro brasileiro a ter o banimento revogado. Foi deputado federal pelo PT.
















Da esquerda para a direita, Jose Akel, Romero Ximenes, Raimundo Jinkings, Emanuel Ó de Almeida, Ronaldo Campos, Lucival Barbalho, Carlos Vinagre, João Gilberto, Jader Barbalho, Ricardo Zaratini, Flavio Nassar e Vicente Queirós.
















Da esquerda para a direita: João Gilberto, Jader Barbalho, Ricardo Zaratini, Flavio Nassar e Vicente Queirós.

7 comentários:

  1. Fala Nassar,

    Vou mandar para minha amiga Nise Jinkings q mora atualmente em Floripa... adorei...
    Volta logo ta!
    OdeO

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávio! Eu estava nesta reunião e escrevi a matéria para o Hora do Povo. Andava eu a debutar no MR-8 pós-anistia. O Jáder não colocou fotos dessas no livro? Não conheço a obra. Mas colocas tu. Flávio, eu perdi parte do meu arquivo do HP, inclusive uma entrevista exclusiva e rara com o Dep. Federal Ulisses Guimarães, na altura já Presidente do PMDB. Aconteceu na casa do Jáder, à beira da piscina, também numa reunião de notáveis paraenses em prol das eleições de 1982. Quero recuperar isso. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  3. "Excelente resgate histórico!"

    ResponderExcluir
  4. Ana Lúcia,
    Da entrevista com o Ulisses Guimarães, tens alguma foto?
    Vou postar uma outra fot desta reunião.
    Aguarde.

    ResponderExcluir
  5. Flávio,
    Belo resgate da memória política fazes através destes posts. Por falar em imagem de memória, eu comentava com uma amiga o destino do arquivo fotográfico de "A Província do Pará". Regina, a musa e amiga de nós todos, pode dar alguma info. Outros que devem ter um bom acervo guardado são os familiares de Emanuel O´de Almeida,o saudoso Pipira.

    ResponderExcluir