quinta-feira, 28 de junho de 2012

Na casa de Roberto Santos

Um dia, teria sido em 2005, eu organizava a Exposição "Landi: Cidade Viva" em um prédio no Largo do Carmo e, por acaso, encontro o Dr. Roberto Santos, rola o papo, falo do que estava fazendo, ele diz ter nascido em uma casa no Carmo.
Eu buscava referências sobre a praça, os imóveis do entorno, para situar históricamente o local da exposição no teatro urbano.

Chegamos à conclusão de que a exposição aconteceria justo na casa onde ele havia nascido. Disse-me que tinha um quadro do Balloni que a retratava, convidou-me para conhecê-lo.
Para encurtar o relato, dias depois recebo uma foto do quadro, feita pelo seu filho Paulo Santos e atorização para usá-la na exposição.

Quando falou-me da casa descreveu detalhes. Lembrou que tinha uma capela e que a famosa imagem Nossa Senhora do Leite, hoje no Museu de Arte Sacra, pertencia à sua família, que dou a imagem para a igreja do Carmo.
Veja na foto do Artur Ianinni.

Tempos depois, recebo cópias das fotos de Belém do acervo Robert Smith sob a guarda da Fundação Gulbenkian em Lisboa. Bato o olho, e reconheço na foto mal enquadrada, a casa, a dita casa do Dr. Roberto.
Rápido, anexo a um email e no assunto pergunto: Conhece esta casa?
Em minutos toca o telefone:
- É a minha casa, onde tu conseguiste esta foto?

Dias depois, mandei-lhe a casa em formato A4.
Depois de Ferreira Gullar, pergunto:
Onde estaria o menino neste meio-dia, quase tarde entre 1937 e 1947, quando o gringo bateu a foto?
Dormia?
Estudava?
Sonhava?
Ou simples, da varanda dos fundos olhava o rio, este que sempre passa diferente e indiferente?

A casa foi deletada da paisagem real e triste de Belém.
O Fórum Landi fica no prédio à esquerda, na foto ou na pintura se vê só a parede.

Mas tanto no quadro de fortes cores de Balloni quanto na foto em preto e branco de Smith seremos sempre vizinhos, sempre.

2 comentários:

  1. Relato interessante, Professor Flávio. Que coincidência a foto e a pintura retratarem a mesma paisagem do largo do Carmo. Coincidência maior é que se trata da casa onde nasceu o agora saudoso professor Roberto Araújo de Oliveira Santos, um dos famosos juristas que o Pará vem perdendo nos últimos anos. Bonito também o texto final que associa a época e hora da foto e as suposições sobre o que fazia o então morador da casa focalizada. Também não sabia que a Senhora do Leite da Igreja do Carmo havia sido doada pelo Dr. Roberto. Gostei da matéria. Parabéns.
    Beth Ribeiro

    ResponderExcluir