quarta-feira, 29 de junho de 2011

Carta para Duda Mendonça


Duda Mendonça vai fazer a campanha pela criação do Estado de Carajás, ele tem uma fazenda na região, onde cria 15 mil cabeças de gado.
Água e conselho só se dá a quem pede. Não me pediu.
Duda,
O único argumento de alguns de seus clientes/vizinhos é de que falta ação do Estado nos confins do Pará.
Estes lugares, como sabes, são onde ocorrem os principais conflitos de terra no Brasil, nestes conflitos estão de um lado os que se apresentam como proprietários de terras, os teus vizinhos/clientes, que não precisam de atenção do Estado; e do outro lado do cano das armas os corpos daqueles para os quais não existe Estado. Para estes falta tudo: terra, assistência técnica, educação, saúde, segurança, justiça.
Nestes anos todos não importa qual fosse o governo: federal, estadual, municipal esses enjeitados da sorte viveram ao próprio abandono e nunca se viu destes paladinos do Estado do Bem-Estar-Social - até porque sempre estiveram ao lado dos governantes - ações realmente comprometidas em levar ao povo as dignidades humanas, de denunciar as atrocidades contra estes que agora querem socorrer, prover com Estado.
Nunca fizeram oposição de fato e agora dizem que seus antigos aliados não levaram o Estado aos seus grotões.
Nunca foram amigos do povo que agora querem salvar, pelo contrário, entre os que fazem coletas e recolhem fundos para financiar a campanha divisionista, tantos foram denunciados pela prática brutal do trabalho escravo, ou, quando pagam salário, o fazem suprimido dos deveres trabalhistas obrigatórios.
É uma parte desta apropriação que se transforma em fundos para financiar a campanha que irás coordenar. É com estas parcelas de vida roubada, suprimida dos outros que te pagarão.
Coincidência lúgubre ou orquestração demoníaca desde o dia da aprovação do plebiscito intensificaram-se as mortes de sindicalistas, ambientalistas, moradores de assentamentos.
Nenhum destes senhores se levantou para protestar, para gritar, para pelo menos se indignar, para pedir presença do Estado.
Estado sem cidadania não é Estado de Direito é ditadura. Eles não querem Estado de Direito, querem Estado Policial para defender seus interesses, suas terras, seus privilégios.


E o povo que precisa de Estado?
Depois de votar pela divisão, que se explodam nas próximas balas e nas emboscadas.

3 comentários:

  1. Caro Flávio
    Assino embaixo. Nós, paraenses, comprometidos com o futuro, devemos votar contra a criação desses dois "Estados". "Estados" tão peculiares que até a Assembléia Legislativa de outro EStado - terra dos terratenientes - quer evitar que os todos os paraenses participem da votação.
    E por falar em Pará, sugiro o video que foi postado no Blog Tijolaço, do deputado federal Brizola Neto:
    http://www.tijolaco.com/os-meninos-que-fisgam-barcos-vao-continuar-assim/
    Temos mais é que lutar contra isso e pedir que o
    programa "Miséria Nunca Mais" dê prioridade a esses meninos e meninas do estreito de Breves.

    ResponderExcluir
  2. Tenho cá comigo a impressão de que Mendonça não está nem um pouquinho interessado na origem do dinheiro, desde que paguem...

    ResponderExcluir
  3. Caro Yudice,
    Eu também, mas resta o argumento, resta a literatura q podemos espremer destes fatos.

    ResponderExcluir