sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Oração da manhã e exame de consciência


Assim como os Católicos costumam de manhã, ao levantar, fazer a oração matinal e renovar propósitos de viver de acordo com os preceitos cristãos, durante aquele dia.
Recomendaria que todas as pessoas que se considerem de esquerda, ou simpatizante, seguissem este salutar costume, lendo estes trecho do discurso de Slavoj Zizek durante a recente Ocupação da Wall Street.
Ele diz claramente o que é não ser Comunista e com apenas 25 palavras o que é ser.
Nós não somos comunistas, se o comunismo significa o sistema que merecidamente entrou em colapso em 1990 – e lembrem-se de que os comunistas que ainda detêm o poder atualmente governam o mais implacável dos capitalismos (na China). O sucesso do capitalismo chinês liderado pelo comunismo é um sinal abominável de que o casamento entre o capitalismo e a democracia está próximo do divórcio. Nós somos comunistas em um sentido apenas: nós nos importamos com os bens comuns – os da natureza, e do conhecimento – que estão ameaçados pelo sistema.
Eu já comecei a fazer.
Quem quiser ler o texto inteiro. Aqui.

Um comentário:

  1. O mais esperado é que tal comissão da verdade revele ao mundo um dos dramas mais terríveis que milhares de pessoas tiveram que passar. Esses tinham carreiras promissoras, como de engenheiro, mas foram obrigados sob mira de metralhadora, já que um bando de medrosos abandonaram os alunos sem aulas, assumir cargo de docente em universidade pública ganhando um salário de fome e até sendo obrigado fazer relatório delatando amigos e estudantes.

    O estado brasileiro não deve só desculpas, como indenização por anos de trabalho em condições análoga a de escravo

    ResponderExcluir