segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Negociações Capela Pombo

Reuni hoje 27 de fevereiro com José Augusto Pombo, proprietário da Capela Pombo, para informar-lhe do andamento da campanha de arrecadação de fundos do Fórum Landi para a compra da capela, bem como, a pedido do reitor Carlos Maneschy, que se encontra em missão oficial aos EUA, comunicar-lhe que a campanha foi assumida pela UFPA dentro de um programa de ação com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional, IPHAN.

A parceria UFPA-IPHAN, iniciada na atual administração, tem previsto com recursos do PAC-Cidades Históricas o restauro e requalificação dos imóveis pertencentes à Arquidioceses de Belém, que estão ameaçados de ruir.
O primeiro conjunto, justo o mais ameaçado, vai abrigar um Albergue para receber estudantes e professores dos programas de mobilidade internacional. Obra licitada, aguardando início.
O segundo conjunto abrigará o "Memorial do Livro", este é segredo eu não posso contar. Só garanto que será um arraso.
A área de intervenção é essa indicada pela seta.

É dentro desta parceria que o reitor Maneschy negocia recursos, para que, uma vez adquirida, a capela pudesse ser restaurada. Seria laboratório para atividades de pesquisa do Fórum Landi, do Mestrado de Arquitetura e outros cursos da UFPA.

6 comentários:

  1. Flávio,
    Excelentes notícias, não só pela Capela Pombo, como pela ação que será implementada naquela região da primeira rua de Belém, tão bonita e tão necessitada de intervenção mais efetiva.
    Parabéns à Universidade e a ti, pela articulação disso, via Fórum Landi.
    Abraço,
    Edney

    ResponderExcluir
  2. Passo a passo, chegaremos lá. Espero.

    ResponderExcluir
  3. Salve amigo e professor,
    faço minhas as palavras de Edney aí em cima.
    Parabéns a você e a todos os que se empenham nesta causa, este é um excelente contraponto às más notícias que soube ontem de um projeto do Morgado para reverter o coeficiente de construção do PDU e com a info adicional de que o lobby na CMB está praticamente fechado para a aprovação deste crime contra nossa cidade. E assim corre nossa Belém, com os filhos que a estudam e conhecem, e assim trabalham e lutam por sua história e beleza, e os que a renegam - filhos ingratos - que nela só veem fonte de enriquecimento e poder, "no matter what"!!!

    ResponderExcluir
  4. Flavio,

    Gostei da notícia. Também precisamos fazer algo pela Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, que como sabes está agonizando.

    ResponderExcluir
  5. Notícias mto boas, na verdade excelentes, mas quando se fala em restauro em Santa Maria de Belém já entro em pânico... deve ser algum trauma...

    ResponderExcluir