terça-feira, 13 de novembro de 2012

ADUFPA MENTE, SEMPRE, SÓ MENTE

Cara-de-pau é a classificassão mais singela que se pode dar à nota publicada pela Diretoria da ADUFPA sobre os fatos ocorridos na reunião do Conselho Universitário da UFPA ontem, dia 12/11/2012. Confira aqui.

A abominável nota distorce totalMENTE o que ocorreu na reunião, relata apenas o que é da conveniência dos dirigetes, não tem o menor compromisso com a verdade, nem com o leitor. Mesmo quando não é preciso MENTE, soMENTE, pelo costume já pacificado de MENTIR.

Vamos matando cobra por cobra e mostrando pau a pau.

No dia 1 de novembro a comissão eleitoral, presidida pelo prof. Edson Frazão, representante da ADUFPA, divulgou nota na qual "entendia preliminaMENTE que a consulta perdeu seu objetivo" pelo fato de haver uma única chapa inscrita. Entretanto o professor Edson reconhecia que a decisão final caberia ao CONSUN, daí solicitar a sua convocação extraordinária.
Serei redundante: o prof. Edson Frazão (pessoa que goza da melhor reputação nos meios acadêmicos) assinou a nota na condição de presidente da Comissão Eleitoral, para qual foi eleito por seus pares, e a nota representa a posição majoritária da comissão.
Leia a nota.

A diretoria da ADUFPA em nota alucinada e fraticida, divulgada dia 7 de novembro, e não dia 12, como diz a nota, que MENTE, soMENTE por MENTIR, comunica seu afastamento da comissão eleitoral e deseleganteMENTE desautoriza seu representante na Comissão Eleitoral. Aqui.

No auge do surto, a diretoria da ADUFPA "viu", no comunicado da Comissão Eleitoral, que esta "encaminha ao CONSUN uma solicitação de reformulação do Artigo 1º do regimento eleitoral".

Peço à alguém, com melhor visão que a minha, por favor, mostre-nos, na ponderada nota da CE (acima), onde existe tal proposição?

E no momento final já delirando, vendo aparições, almas do outro mundo, percebe em tudo isso o fantasma de um "golpe à democracia".

Nos debates no CONSUN em momento algum cogitou-se de NÃO fazer a consulta.

A sede da Associação de Docentes está precisando de um trabalho de descarrego, para espantar esses espíritos traquinos que andam assustando seus dirigentes.
Pior de tudo, além de dispararem contra seu próprio representante, não levam em consideração nenhuma biografia dos membros da comissão eleitoral. Como por exemplo, prof. Benatti, militante desde o movimento estudantil, hoje renomado pesquisador de Direitos Humanos, dos representantes do DCE e dos Servidores, igualmente jogados na vala comum de inimigos da democracia. Enquanto eles, "povo escolhido" únicos puros entre os impuros, únicos guardiães da verdade revelada e superiores aos demais.
Esse tipo de pensamento messiânico, tem levado a guerras, extermínios, holocaustos.

Porém onde mais demonstram má fé, e nenhum compromisso com os fatos, com os associados, com a verdade, quando omitem o fato que mudou o rumo da reunião do CONSUN, a carta dos candidatos únicos, Maneschy-Horácio, manifestando-se favoráveis à consulta.

Senhora presidente e senhores membros do Conselho Universitário,

A confirmação de candidatura única aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Para, quadriênio 2013-2017, ao registrar um fato inédito na história da instituição, revelou lacunas na regulamentação do atual processo eleitoral, que não haviam sido antes percebidas.

A falta de clareza no tratamento da disputa com chapa única, por exemplo, leva uma parcela da comunidade a considerar desnecessária a manutenção da consulta para definição dos próximos dirigentes, dado que, pelo formato disposto no regimento eleitoral, o único resultado a se extrair dessa consulta será a vitória da chapa inscrita.

Senhora presidente, senhores conselheiros, mesmo reconhecendo legitimidade e pertinência aos argumentos dos que assim interpretam a conjuntura eleitoral, queremos nos manifestar em favor da realização da consulta, não apenas como maneira de zelar por uma tradição já institucionalizada, mas, também, de afastar inquietações e desgastes promovidos por uma possível alteração das regras.

Se esse momento, pelo ineditismo trazido, a cena para a necessidade de se aperfeiçoar as normas para os processos de escolha dos nossos gestores, que se considere essa possibilidade com a perspectiva de que mudanças, se couberem, devem ser sugeridas somente para edições futuras.

Com a expectativa de ver mantida a consulta à comunidade, conforme aprovada por este Conselho, registramos nossas saudações universitárias.

Belem, 12 de novembro de 2012.

Carlos Maneschy e Horácio Schneider

Cobram transparência, apontam o dedo em riste na cara dos outros, mas não são transparentes, distorcem os fatos.
Na nota narcisista querem demonstrar que são os únicos protagonistas do processo, desrespeitam os outros atores: a comissão eleitoral, os demais conselheiros e os candidatos.

MENTEM, SEMPRE, SOMENTE MENTEM.

P.S.: Se vocês não se dão respeito, respetem ao menos o nome e a tradição de uma entidade que muitos, antes de vocês, ajudaram a construir.

4 comentários:

  1. Prof. Nassar
    Sou aposentada. Graças a Deus.
    O sectarismo e o messianismo impregnam de forma cruel os movimentos sociais. Falta estudo, falta leitura e, principalmente, falta até bom senso e educação aos nossos atuais dirigentes das associações, em geral.
    Tenho saudades da sala de aula e dos bons momentos de convivência com amigos. Mas hoje não saberia conviver com o vale tudo em que parece ter se transformado a luta de movimentos que antes nos faziam sonhar com um futuro decente e justo para todos. Hoje são siglas, nada mais.
    Uma pena

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, o senhor está irritado com razão. Conheço e admiro o professor Edson Frazão, com quem aprendi muito, mais ainda admirei o professor Benatti na sua gestão no Iterpa, enfrentando os coronéis do latifúndio.
    Precisamos reencontrar os valores da esquerda, desmascarar essa direitona que tomou conta das siglas partidárias que surgiram para mudar o quadro como o PSOL hoje passarela para Barbies desfilarem.

    ResponderExcluir
  3. Flávio Nassar,
    é por essa e um pouco mais antes dessa que me desfiliei da ADUFPA, entidade que ajudei a fundar, e que teve nomes de dirigentes dos mais atuantes em DEFESA DOS PROFESSORES e, não, de partidos políticos ou coisa equivalente. Presidentes como Romero e Zuleide Ximenes, Celeste Medeiros e tu mesmo, Mário Cardoso e Tutuca, dentre outros excelentes nomes, foram intransigentes na defesa da Instituição-maior, a Universidade, porém sem apresentarem babaquices como a atual diretoria faz. Por que a ADUFPA não patrocinou uma candidatura como, por diversas vezes, fez? Isso sim seria o correto.
    Na condição de candidato único, o atual reitor não tem culpa alguma em não tem tido concorrente.
    Sabe o que a Adufpa deveria fazer? Era apresentar ao CONSUN dois nomes de professores que muito fizeram pela UFPA e que estão às vésperas da aposentadoria, para comporem com Maneshy e Horácio, os nomes que vão ao MEC. Só isto!

    ResponderExcluir
  4. Bando de professores sem ter o que fazer...Perdendo tempo com vaidades e egos, como sempre. E os alunos que se lixem, aguentando greve, atrasando a vida.
    E não tem que meter o psol no meio, não. O partido tem gente que presta e gente que não presta. Igual a todos. E quem fala da nossa Barbie (sim, sabemo0s bem de quem estão falando) devem ser as barangas da UFPA, com ciúme da nossa lourinha, que vai provar que tem atitude e muito, mas muuuuuuuuuuuito charme.
    Ora, vão afogar a inveja no rio Guamá.

    ResponderExcluir