sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O OURO É DOS CAMPOS DE CACHOEIRA

Não há nada que explique a razão de uma pessoa se impor a obrigação de postar diariamente no blog suas ideias e lança-las ao vento.
As recompensas: um retuitada, um curtir no face e alguns comentários. Sem contar com as coisas impublicáveis de gente mau humorada.

Já o comentário abaixo recompensa, tomando-o como verdadeiro, já que o autor não se identificou, traz uma contribuição nova à biografia do nosso herói. Não encotrei nenhuma referencia ao fato na web. Nem mesmo no site de um seu bisneto André Paraense

Flávio
O Ten Guilherme Paraense, embora seja por décadas, divulgado que teria nascido em Belém, na verdaade, ele é natural de Cachoeira do Arari, e veio pra Belém, como muitos narajoaras, "dados" para uma família de Belenenses. Ele teve sorte porque foi recebido pela família de um militar Oficial de alta patente do exército, casado com uma paraense, que o fez estudar na escola militar e fazer carreira no exército.
Foi o fundador da Confederação Brasileira de Tiro e Fundador do TiroFlu, onde competiu pelo Tricolor até seus últimos dias de atirador ativo.
Sua filha e seus netos, tentaram trazer pra Belém, a arma com a qual ele ganhou a medalha para o Brasil e a p´roprias medalha, mas sem apoio, a atiradora olímpica Angela Maria do Fluminense, uma das mais premiadas no Brasil e no mundo, conseguiu que essas relíquias ficassem na sede do Fluminense.
A foto do Colt 38, postada acima, ao lado da medalha, é a vitrine do Fluminense.
Hoje encontramos vários Clubes de Tiro com o nome de Guilherme Paraense, como aqui em Belém e no Chile, Roraima, Manaus, e por aí a fora.
Esse ícone no tiro brasileiro, morreu como viveu, discreto e calado, sem ser reconhecido pelo seu próprio Estado, em vida.
Mas o Veiga atirrou mesmo na mosca, como fez em todas as pesquisas na região do nordetse do Pará.
Fez um 10 [como se diz no tiro] foi na mosca

Agora é torcer para que o nosso colaborador se apresente com nome e sobrenome.

2 comentários:

  1. Sabia que Paraense era paraense. Mas não sabia que era tricolor. Agora virou meu ídolo !

    ResponderExcluir
  2. Li o comentário no blog e gostei.
    Quem conheceu pessoalmente o Ten Cel Guilherme Paraense, foi o atirador Olímpico Paraense, Rubinete Nazaré, que vem ser filho do primeiro Prefeito de Ananindeua, Dr. Claudomiro Nazaré.
    Rubinete está hoje com 77 anos, e recentemente o Mauro Bonna fez uma entrevista com ele.
    Rubinete é atleta do Fluminense e foi lá que conheceu o Ten Cel Paranese, que junto com Afranio Costa, eram idolos do Fluzão.

    ResponderExcluir