segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MANESCHY E HORÁCIO SURPREENDEM E DESARMAM OPORTUNISTAS E CHANTAGISTAS

Agora no COSUN

Senhora presidente e senhores membros do Conselho Universitário,

A confirmação de candidatura única aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Para, quadriênio 2013-2017, ao registrar um fato inédito na historia da instituição, revelou lacunas na regulamentação do atual processo eleitoral que não haviam sido antes percebidas.

A falta de clareza no tratamento da disputa com chapa única, por exemplo, leva uma parcela da comunidade a considerar desnecessária a manutenção da consulta para definição dos próximos dirigentes, dado que, pelo formato disposto no regimento eleitoral, o único resultado a se extrair dessa consulta será a vitória da chapa inscrita.

Senhora presidente, senhores conselheiros, mesmo reconhecendo legitimidade e pertinência aos argumentos dos que assim interpretam a conjuntura eleitoral, queremos nos manifestar em favor da realização da consulta, não apenas como maneira de zelar por uma tradição já institucionalizada, mas, também, de afastar inquietações e desgastes promovidos por uma possível alteração das regras.

Se este momento, pelo ineditismo trazido, acena para a necessidade de se aperfeiçoar as normas para os processos de escolha dos nossos gestores, que se considere essa possibilidade com a perspectiva de que mudanças, se couberem, devem ser sugeridas somente para edições futuras.

Com a expectativa de ver mantida a consulta à comunidade, conforme aprovada por este Conselho, registramos nossas saudações universitárias.

Belem, 12 de novembro de 2012.

Carlos Maneschy e Horácio Schneider

2 comentários:

  1. A quarta maior renda do estado se manter na mão de um único grupo de poder por mais 4 anos sem nenhuma contestação ou mesmo sem ao menos haver uma voz de oposição é algo perturbador... E o modo como tudo isso acontece tão naturalmente, sem maior questionamento me assusta.

    Ps.: talvez seja apenas minha formação liberal e minha obsessão pela atomização do poder que acaba me fazendo ver fogo onde não há.

    ResponderExcluir
  2. Esta capacidade de surpreender, de inaugurar o novo, que o professor Maneschy tem, deixa-me tranquilo neste momento. Vamos ter uma nova gestão e não uma simples continuidade.
    Estou aguardando a nova proposta.

    ResponderExcluir