terça-feira, 26 de abril de 2011

Diretas já

Ontem 25 de Abril, além da Revolução dos Cravos em Portugal, uma outra data esta na memória dos democratas brasileiros. Foi em 25 de Abril de 1984, dez anos depois do Cravos, foi votada no Congresso Nacional a emenda Dante de Oliveira que instituía eleições diretas para presidente da república.
Todo mundo já sabia que a emenda seria rejeitada, pois o governo tinha maioria, entre outras razões por conta dos senadores biônicos inventados quando a ditadura estava prestes a perder maioria no Senado Federal.
Mas a campanha das Diretas colocaram o povo brasileiro em movimento, algo como o que agora acontece na chamada primavera árabe.
O movimento fissurou o bloco governista e em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente no colégio eleitoral, dando fim ao regime de ditadura militar.
Veja as fotos da época.
O comício da Candelaria no Rio com mais de um milhão de pessoas.
 Em São Paulo na Praça da Sé
 E haja gente...
No palanque a oposição  unida: Lula, Ulisses, Quercia, Brizola, Montoro, Tancredo.

3 comentários:

  1. Flávio
    O comício das diretas não existiu pois não passou no Jornal Nacional.
    sds
    Bechara

    ResponderExcluir
  2. O primeiro em Sao Paulo eles disseram q era uma comemoração do aniversario da cidade. Mas, como as outras redes noticiavam eles foram aderindo. Estes da fotos são os ultimos e já tiveram cobertura global.

    ResponderExcluir
  3. Nós sabemos que nem tudo era tão uniformizado o quanto parecia. Havia muita luta interna, e da boa.

    ResponderExcluir