quarta-feira, 29 de agosto de 2012

UFPA VAI COMPRAR A CAPELA POMBO

O reitor Carlos Maneschy já tomou a decisão: a UFPA vai comprar a Capela Pombo. Já comcluí as negociações com o proprietário Augusto Pombo e o Reitor assegurou os recurssos junto ao MEC. O IPHAN se conprometeu de incluir os recursos para o restauro no Programa PAC das Cidades Históricas.

O Fórum Landi junto com a Procuradoria Geral coordenarão as providências legais para a aquisição. O projeto de restauro será elaborado pelo Forum Landi, Lacore da Faculdade de Arquitetura e contará com o apoio do Laboratório de Arqueologia.

A Capela conservará seu uso devocional, tanto que o Arcebispo de Belém foi o primeiro a ser comunicado oficialmente da decisão pelo reitor Manreschy em recente reunião para tratar de assuntos de interesse comum da UFPA e da Arquidiocese, e no espaço posterior serão contruídas instalações dedicadas ao ensino ao Canto Gregoriano.

UM SONHO VAI SE TORNAR REALIDADE.

As pessoas que participaram campanha de coleta de fundos para adquirir a capela poderão optar em ser restituídas ou em manter as doações que serão utilizadas na fase inicial do projeto e elas receberão um diploma de participantes da compra da capela.
Daremos mais informações sobre o assunto.

9 comentários:

  1. Maravilha! Finalmente uma notícia boa!

    ResponderExcluir
  2. Em um momento de tantas decepções, esta notícia é para festejar.

    ResponderExcluir
  3. BELO HORIZONTE, 30 de agosto de 2012.

    RECEBO COM MUITA SATISFAÇÃO A EXCELENTE INICIATIVA DA UFPA DE COMPRAR A GRACIOSA CAPELA POMBO, TESTEMUNHO HISTÓRICO E RELIGIOSO DO POVO DO PARÁ.
    PARABÉNS A TODOS OS QUE LUTARAM E APOIARAM TÃO NOBRE CAUSA!
    ARTUR VITOR IANNINI
    Email:arturiannini@yahoo.com.bt

    ResponderExcluir
  4. Muito boa notícia! Só acho que o espaço seria melhor aproveitado como um espaço cultural ou mesmo ecumênico e não voltado a uma única denominação religiosa que não vai gastar nenhum centavo para resgatar essa capela. Mire-se no exemplo do velho mundo igrejas, templos de fé religiosa dando lugar aos templos da sabedoria livrarias e bibliotecas :)

    ResponderExcluir
  5. Caro Claudio
    O tombamento pela legislação brasileira não protege apenas o edificio mas atividade que nele se desenvolve, por isso que terá que ser preservada sua caracteristica religiosa. Diferente da igreja de Sto Alexandre q já estava sem atividade de culto há mais de 25 anos. No entanto preservada a caracteristica de capela nada impede que o espaça seja usado para exposiçoes, apresentaçoes musicais, teatrais, etc. A proposta é fazer nos fundos do terreno uma construção que permita ensaio de coral, quartetos, quitetos, sextetos, etc.

    ResponderExcluir
  6. Que bela notícia...fiquei emocionada ! Parabéns, pela iniciativa, é de cortar o coração ver a Capela Pombo fechada e se deteriorando. Em meio ao tumulto do vai e vem do centro comercial a capelinha é uma ilha de paz .

    ResponderExcluir
  7. Belíssima notícia ! Era de cortar o coração ver a capela Pombo fechada se deteriorando. No tumulto do vai e vem do centro comercial a capelinha é uma ilha de paz.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela linda iniciativa, esse patrimônio tão importante para nossa história vai ser praticamente ressuscitado!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa, ótimo saber que esse patrimônio, tão importante em nossa história, vai ser praticamente ressuscitado!

    ResponderExcluir