sábado, 10 de dezembro de 2011

Editora UFPA faz lançamento nacional em São Paulo dos "Diálogos de Platão"


A Editora da Universidade Federal do Pará, ed.ufpa, lança, em nova edição bilíngue e revista, a coleção Diálogos de Platão, na Livraria Cultura, shopping VillaLobos, no dia 13 de dezembro, a partir das 19 h. Serão lançados inicialmente os três primeiros volumes da coleção, O Banquete, Fédon e Fedro. A tradução para o português é de Carlos Alberto Nunes (1897-1990) e vem acompanhada do texto grego fixado por John Burnet.
Benedito Nunes, que coordenou as duas edições anteriores dos Diálogos, dividiu com Victor Sales Pinheiro a tarefa de coordenação da nova Coleção. Nela, os textos de Platão compõem 18 volumes, ordenados em pares de diálogos, com exceção d’O Banquete, Fedro, Fedón e A República. No último volume, estão as cartas e os escritos considerados espúrios.
Há 38 anos, a ed.ufpa lançava o primeiro volume dos Diálogos de Platão – um marco acadêmico e cultural. Única recomposição integral do corpus platonicum feita em língua portuguesa, a tradução de Carlos Alberto Nunes, desde sua publicação, tornou-se referência nos estudos clássicos no Brasil. Agora, com a reedição da coleção completa em versão bilíngue, a ed.ufpa dá um passo à frente no que tange às traduções e edições da obra platônica e ao fomento da pesquisa e crítica filosóficas.
Os três primeiros volumes da edição bilíngue chegam às prateleiras após um processo cuidadoso de planejamento, seja no tocante aos aspectos gráficos, seja em relação ao texto, cotejado com os originais do tradutor. Com Plinio Martins Filho, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e diretor-presidente da Edusp, na função de editor convidado, o trabalho resultou em volumes de refinado acabamento gráfico e textual.
A importância de se traduzirem os Diálogos e colocá-los à disposição de todos os leitores e pesquisadores é-nos dada pelo eterno mestre Benedito Nunes, em seu prefácio à primeira edição (1973-1980), ao afirmar que a influência de Platão, desde o mundo antigo, “estendeu-se às teologias hebraica e muçulmana, gerou o caudal do neoplatonismo, e continuou, depois de ter fornecido à teologia cristã o arcabouço de sua estrutura conceptual, a inseminar a cultura moderna, mas já quando de há muito se tornara [...] uma tendência penetrante da história das ideias políticas, jurídicas, morais e econômicas”.
A cerimônia de lançamento da coleção será aberta com a palestra “A crítica de Platão à poesia está valendo?”, ministrada por Jaa Torrano, professor titular de Língua e Literatura Grega na Universidade de São Paulo.
Texto: Allyson Allen – Divulgação Editorial ed.ufpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário