segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A GENTE VAI SE VER NO TROVADOR

2013, 200 anos do nascimento de Giuseppe Verdi, homenageado no 12º Festival de Ópera do Pará.
2013, 300 anos do nascimento de Giuseppe Landi, arquiteto, cenógrafo discípulo de Ferdinando Bibiena o homem que definiu os rumos da Cenografia do século 18.
Por que não misturar tudo e fazer uma boa farofa?
Propus ao Secretário de Cultura Paulo Chaves uma parceria UFPA-SECULT para que pudessemos trazer cenógrafos da Academia de Belas Artes de Bolonha, sucessora da Academia Clementina, a mesma onde Landi estudou e foi professor, com a qual temos cooperação, para com as técnicas do teatro italiano dos 1700, as mesmas que usaria Landi, fizessem os cenários do Trovador de Verdi.
Mais ousei, propus ambientá-se-mos as cenas à Belém de Landi, às suas obras contruídas ou desenhadas.
Paulo segurou no rabo do foguete e seguimos na viagem...
Logo chegavam a Belém, Pietro Lenzini e seu assistente Giorgio Drioli para os primeiros levantamentos e imersão na PAISAGEM DE BELÉM.
Um pequeno roteiro e os desenhos de Drioli para identificar as cenas landianas do Trovador de Verdi.

Ato I Cena 1 - Arco, Casa Balcão.

Em primeiro plano, o elemento central do Arco de Triunfo (pela primeira vez construído, ainda que de forma efêmera, na praça da República em frente ao Teatro da Paz) é inspirado no desenho feito por Antônio José Landi em homenagem ao Rei de Portugal, Dom José I, e que deveria ter sido edificado em frente ao Palácio dos Governadores do Grão-Pará, atual Museu do Estado do Pará, na Praça D. Pedro II.

Ato I Cena 2 - Jardins do Palácio

Cena noturna, plenilúnio e exuberante vegetação amazônica. Um elemento decorativo típico de Landi coroando com um vaso tocheiro em pedra, varias vezes, encontrado em sua arquitetura em Belém.

Ato III, Cena 5 - Murutucu (ambiente de quartel)

No centro a silhueta das ruínas da capela do Engenho Murutucu, localizado nos arredores de Belém e que pertenceu a Landi. a Capela aparece contra o céu, ao pôr do sol. Diz-se que Landi a teria construído para o casamento de uma de suas filhas. De particular interesse é o portal de entrada com um frontão triangular, típico de sua arquitetura.

Ato III Cena 6 - Convento / Santana

A cena é composta por elementos arquitetônicos, pilastra sobre altos plintos e um fragmento do portal da fachada de Santana. A igreja projetada por Landi, sem as duas torres, colocadas depois, transfigurando-a, seria o mais eloquente exemplo da particularíssima manifestação da Arte que ocorre em Bolonha. Arte que não é Barroca, Barroqueto ou Rococó. Tampouco a antecipação do Neoclássico, apesar de contemporânea a tudo isso, transportada por Landi para a capital do Grão-Pará, que geograficamente corresponde hoje, à Amazônia brasileira.

Verdi sobre Landi sob o céu de Sancta Maria e úmidos verdes equinociais

Verdi
Landi


Giuseppe VERDI
Giuseppe LANDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário