quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

TESOURO DA UFPA, BIBLIOTECA CENTRAL FAZ 50 ANOS

A nossa Biblioteca Central faz 50 anos, além de homenagear a Graça Pena e todos aqueles que zelam por este patrimônio e nos permitem chegar ao maravilhoso mundo dos livros, não podemos deixar de relembrar dois nomes fundamentais na história desta instituição, José da Silveira Neto e Clodoaldo Beckman.
Com Silveira Neto só tive um contato pessoal na varanda de sua belíssima casa na Quintino quando prestou um longo e interessante depoimento a mim e ao Geraldo Coelho para um projeto de documentação de memória que a ADUFPA produzia por ocasião dos 30 anos da UFPA.
Já com Clodoaldo só nos unia o amor aos livros. Com a saida de Ronaldo Araujo da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, ele pro-reitor de planejamento de Daniel, assumiu interinamente e tratou de dar uma desinfetada no ambiente, a primeira vítima do detefon ideológio fui eu, coordenador de Pesquisa, por ser comunista da ADUFPA.
Depois convidado para depor no projeto de memória dos 30 anos da UFPA, como tinha prodigiosa memória e uma língua solta contou coisas e loisas.
Fomos colegas da comissão dos festejos dos 50 anos da UFPA cujo critério de escolha, segundo o reitor Alex Fiuza de Mello, era o de serem pessoas que, reconhecidamente, amavam nossa universidade.
O que mais aprecio na contribuição destes dois fundadores é a preocupação de formar além de coleções convencionais, o de adquirir um acervo de obras raras, manuscritos, coleções particulares o que dão amnossa biblioteca um carater absolutamente particular.
Outra grande contribuição de Clodoaldo foi, com a estrutura do curso de Biblioteconomia da UFPA, ter catalogado a biblioteca do Grêmio Literário Português.
São tantos os tesouros mais escolhi para esta homenagem um sublime, uma coleção de desenhos de Beija Flores do Brasil descritos por Th. Descourtilz e traduzido por CARLOS DRUMMONT DE ANDRADE.
Podem se encantar.





3 comentários:

  1. Faz um post sobre o Clodoaldo Beckmann ou sobre o Silveira Netto.

    ResponderExcluir
  2. Interessante sao os depoimentos deles p a historia da ufpa. Vou começar a publica-los do ufpa 2.0.

    ResponderExcluir
  3. É sempre enriquecedor conhecer a historia da UFPA e de sua que é nossa Biblioteca. É mais um recorte e mais um personagem que deixa um legado que vamos agregar ao testamento. Os livros são perenes, seu rico conteudo vem a tona por mãos sensíveis. Obrigada Flavio, sabemos do seu encanto e amor aos livros, eles registram nossas vidas.

    ResponderExcluir