terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Duciomar inaugurará só a casca do Palacete Pinho

A coisa que esta destruindo Belém vai inaugurar, debaixo de vara, só a casca externa do Palacete Pinho. 
Para recordar, o Palacete começou a ser restaurado pela administração Edimilson Rodrigues, que deixou quase no ponto de ser inaugurado e com os recursos assegurados, quando a coisa assumiu as obras foram paralisadas e só foram retomadas depois que o prefeito foi obrigado, pela justiça, a fazê-lo.
A despeito das obras terem sido feitas dentro dos padrões técnicos a prefeitura ainda não sabe o que vai fazer do local, tanto que o prédio vai ser inaugurado sem nenhum recheio.
Aliais, sabe sim, não vai fazer nada e o prédio vai se deteriorar novamente. 
Podem anotar, depois da inauguração o prédio vai ficar abandonado.
Tomara que eu esteja errado!

10 comentários:

  1. Flávio, infelizmente o alcaide invisível não entende nada de administração, imaginas de arte. É lamentável...

    ResponderExcluir
  2. Flávio, infelizmente o nosso alcaide invisível não entende bulufas de administração. Imaginas de arte. Que vergonha, Belém não merece.
    Sergio Nunes

    ResponderExcluir
  3. PALACETE PINHO
    Tive a felicidade de conhecer o Palacete Pinho, ainda mobiliado, estive no leilão e me lembro de algumas coisa.
    O Comendador Pinho, também era proprietário do terreno em frente, hoje comprado pela Yamada. A finalidade era não deixar ninguém ficar, digamos, espiar suas filhas. Nenhuma casou. O tia de minha madastra Rosa Oliveira, morava lá, a Zeca, carinhosamente chamada e era dada ao vício do álcool.
    Quem administrava o Palacete ápós a morte das herdeiras era o Dr. Eduardo Braga.
    O palacete, possui no lado esquerdo de quem estava de frente duas salas. Na primeira via-se ao fundo um grande console de porta a porta, encimado por um grande espelho em cristal e sobre o console potiches em porcelana chinesa, dois e bem grandes. No lado direito na segunda sala chamada a atenção uma grande mesa com mês de dragões e uma barra que parecia um renda feita na madeira, comentou-se que teria sido vendida para um antiquário do Sul do País. Na grande sala que pegava de ponta a ponta o terreno, via-se mesas e conjuntos de móveis, tipo austríacos, porém muito e muito mal conservados. Os grandes lustres, em cristal, eram local de teias de aranha, braços quebrados e poeira. o saudoso Elias Ohana, foi quem restaurou alguns e hoje se encontram em grandes casas de Belém. Infelizmente não posso citar estes nomes. No porão tinham caixas e caixas de azulejos para reposição, foram arrematados no leilão, que durou três dias. Tinha presépio antigo e outras coisa. No segundo andar grandes guarda-roupas, com imensas portas, uma só, espelhadas com grandes cristais e dentro as casacas ficaram até o dia do leilão. As herdeiras tinham uma pequena televisão preto e branco tipo 14 polegadas e adoravam ficar olhando a novidade. Fico muito feliz com a restauração e hoje certamente para mim será uma grande emoção voltar e reviver as emoções. Na minha casa ainda tenho uma pequena lembrança: quadro ladrinhos hidráulicos, usados no piso do terrace.

    ResponderExcluir
  4. Flávio,também não gosto do Duciomar, mas não foi só a casca o interior está muito lindo , os Lustres são belíssimos, fui a inaugura'cão na realidade aquele prédio si basta por si mesmo, não precisa de mais nada só da belíssima arquitetura e dos cômodos maravilhosos com as scaiolas e o teto . Meu unico problema é apenas saber que ele não coloque lá nada de repartição Pública co o ele fez com o Memorial dos Povos. que ficou sendo uma Secretaria por 6 anos. Agora está entregue as baratas. Queele faça do Palacete um local de visitação do Prédio. Isso já basta.

    ResponderExcluir
  5. Anonimo das22.21
    Se vc se identificasse seria mais civilizado.
    Qdo falei só da casca, disse q só estavam inagurando a parte externa, como nao definiram um uso, a inauguracao esta incompleta.
    Um predio p ser revitalizado precisa ser restaurado na parte fisica e definido um uso novo. Novo uso precisa de equipamento.

    ResponderExcluir
  6. O uso prolonga a vida do monumento. E o uso deve se adequar ao monumento, nunca o inverso.

    ResponderExcluir
  7. O uso prolonga a vida do monumento. E o ideal é que este se adeque ao monumento, nunca o inverso.

    ResponderExcluir
  8. No inicio a ideia era que fosse criada a oficina do som, para criança e adolescentes em estados de risco, para oficina de luthieria etc. Também havia um projeto de ser a Escola Técnica Municipal de Música. MAS isso ná época em que Belém tinha um prefeito e não um desprefeito. Realmente a luta entre o MP e o Duciomar foi longa, e só depois que um juiz, que não recordo no nome, o obrigou a retomar a restauração que o mesmo a fez, e ainda ousou dizer que era um presente dele à nossa cidade! Espero que algo seja feito para manter esse patrimônio.

    ResponderExcluir
  9. PREFEITO DUCIOMAR EU TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir