domingo, 6 de fevereiro de 2011

O apagão das idéias

A oposição ao governo Dilma esta querendo dar à interrupção do fornecimento de energia elétrica (apaguinho) havida semana passada no nordeste a mesma conotação do racionamento de energia (apagão) havido no governo FHC.
O apaguinho pode ser atribuído a um fator localizado, dentro de um sistema de diversas determinações e que, de vez em quando acontece em qualquer país do mundo.
O apagão foi uma questão de falta de planejamento do setor energético que então se mostrou incapaz de prever as demandas do mercado brasileiro.
É lógico que também ali a oposição caiu de pau, mas a cacetada pegou porque o racionamento demorou e prejudicou muitos.
Erra a oposição em achar que com este fato vai desgastar o apoio recebido por Dilma no nordeste, onde para os milhões que nunca tiveram energia elétrica a suspensão por algumas horas é um fato menor.
Tudo isso, é uma forma de manipulação que podemos enquadrar no item 6 do decálogo escrito por Noam Chomsky e reproduzido aqui no blog: 6. Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão. Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional e, finalmente, ao sentido crítico dos indivíduos. Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar ideias, desejos, medos e temores, compulsões ou induzir comportamentos...
Lamentavelmente um dos aiatolás desta sandice é o Roberto Freire, presidente nacional do meu partido o PPS, que vem descendo da estatura de um dos líderes mais lúcidos deste país e esta se tornando um bestalhão.

Um comentário:

  1. Você esta se revelando um mal-educado de marca maior.Pensa que pode chamar quem não adota suas teses ou comunga com suas idéias de bestalhão e ficar flanando, está redondamente enganado.Bestalhão é você.Desrepeita quem nunca lhe dirigiu a palavra e não lhe conhece.Discordar é legitimo, agredir é próprio de quem não se dá ao respeito.
    Roberto Freire
    Roberto Freire

    ResponderExcluir