domingo, 27 de fevereiro de 2011

Benedito Nunes: eu não gostava de reuniões, eram aborrecidas!

O Filósofo Benedito Nunes, em um de seus últimos depoimentos gravados, em 18 de Setembro de 2010, fala de sua vida como professor na Universidade Federal do Pará.
O vídeo está em contra-luz tem algumas interferências, mas isto é menos importante do que a possibilidade de ver um Bené alegre, irónico, falando do das reuniões aborrecidas, onde sempre estão aqueles que pedem a palavra para não dizer nada, destas, confessa: eu era sempre faltoso!


Com este vídeo presto minha homenagem a este paraense de quem se pode dizer como disse Federico Garcia Lorca a respeito de Ignacio Sanchez Mejia: 
Demorará muito tempo para nascer, se é que nasce/ um paraense tão claro, tão rico de aventura.

2 comentários:

  1. Flávio
    Além do privilegío de ser amigo do Bené, como nós o chamávamos no Central Café, tive a honra de ter sido seu aluno na Faculdade de Direito, quando como professor assistente de Introdução à Ciência do Direito, cadeira do Daniel Coelho de Souza, tentava nos ensinar sobre Filosofia do Direito e das nuances existentes entre cada corrente. Eram aulas noturnas, de frequência opcional, porém sempre cheias de gente interessada, mesmo para os que não viam necessidade entre tais aulas e um futuro exercício da advocacia. Seu brilho intelectual e o estímulo que provocava eram tão fortes que justificavam qualquer esforço. Lembro que às vezes saímos juntos para o Central Café, onde continuaríamos o que ele tinha iniciado.
    O mais impressionante no Bené é o seu inato e desmesurado amor pelo conhecimento e a sua sensibiidade artística. O Pará há muito que deveria dar o devido valor e as merecidas honras ao Bené e à Sílvia por suas dedicações ao que de mais alto e válido se poderia desejar como Saber e Arte na região.
    Foi ótimo ouví-lo de novo.
    Grato

    ResponderExcluir
  2. Flávio, ainda bem que este encontro recente não só foi realizado como foi devidamente gravado, com o seu inestimável apoio... Vou telefonar a você amanhã. Um abraço,
    Camila do Valle

    ResponderExcluir