sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Revolta da Calcinha

Nestes tempos de insurreiçoes urbanas nas quais as redes sociais deram importante contribuição às mobilizações, conheça um caso bem humorado e muito estudado acontecido na Índia.
Na cidade de Mangalore, integrantes de um partido fundamentalista de extrema direita Shri Ram Sena iniciaram um campanha contra a presença de mulheres em bares, e pelo uso de calcinhas à moda ocidental. Lá o costume é usar uma espécie de fralda.
Radicalizando suas ações os fundamentalistas atacaram mulheres em bares, veja aqui:





A jornalista Suzan Nisha e outras vítimas criaram uma organização, Consortium of Pub-going, Loose and Forward Women, que traduzindo ficaria mais ou menos assim: Grupo de mulheres livres e avançadas que querem ir aos bares, iniciaram uma mobilização envolvendo  todas as ferramentas das redes sociais e programaram uma resposta bem humorada aos integrantes do Shri Ram: no dia dos namorados (festa ocidental considerada ofensiva as tradiçoes indus) enviar para a sede do partido calcinhas cor de rosa. 




O cartaz diz: Neste dia dos namorados envie ao Sri Ram Sena uma calcinha rosa.
Porque as calcinhas são para sempre (Chaddi é calcinha em Hindu). (Isto aí é o que elas chamam de calcinha, que até como calçola já está grande).
As calçolas começaram a chegar, rapidamente chegaram mais de 5.000. A campanha ganhou os meios de comunicação do mundo.





Entrou pelo bico do pato saiu pela perna do pinto, quem quiser saber mais que click aqui ou aqui.

Um comentário:

  1. Muito legal esse achado! É bem interessante notar que na Índia tem movimentos de mulheres e movimentos feministas fortes. E, ao mesmo tempo que buscam mudanças em padrões culturais, não se trata de aderir aos valores "ocidentais". A gente vê isso pelo vestuário feminino, com aqueles tecidos maravilhosos, preferidos pelas mulheres de norte a sul do país. Uma lição de diversidade.

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