Nestes tempos de insurreiçoes urbanas nas quais as redes sociais deram importante contribuição às mobilizações, conheça um caso bem humorado e muito estudado acontecido na Índia.
Na cidade de Mangalore, integrantes de um partido fundamentalista de extrema direita Shri Ram Sena iniciaram um campanha contra a presença de mulheres em bares, e pelo uso de calcinhas à moda ocidental. Lá o costume é usar uma espécie de fralda.
Radicalizando suas ações os fundamentalistas atacaram mulheres em bares, veja aqui:
A jornalista Suzan Nisha e outras vítimas criaram uma organização, Consortium of Pub-going, Loose and Forward Women, que traduzindo ficaria mais ou menos assim: Grupo de mulheres livres e avançadas que querem ir aos bares, iniciaram uma mobilização envolvendo todas as ferramentas das redes sociais e programaram uma resposta bem humorada aos integrantes do Shri Ram: no dia dos namorados (festa ocidental considerada ofensiva as tradiçoes indus) enviar para a sede do partido calcinhas cor de rosa.
O cartaz diz: Neste dia dos namorados envie ao Sri Ram Sena uma calcinha rosa.
Porque as calcinhas são para sempre (Chaddi é calcinha em Hindu). (Isto aí é o que elas chamam de calcinha, que até como calçola já está grande).
As calçolas começaram a chegar, rapidamente chegaram mais de 5.000. A campanha ganhou os meios de comunicação do mundo.
Entrou pelo bico do pato saiu pela perna do pinto, quem quiser saber mais que click aqui ou aqui.
A jornalista Suzan Nisha e outras vítimas criaram uma organização, Consortium of Pub-going, Loose and Forward Women, que traduzindo ficaria mais ou menos assim: Grupo de mulheres livres e avançadas que querem ir aos bares, iniciaram uma mobilização envolvendo todas as ferramentas das redes sociais e programaram uma resposta bem humorada aos integrantes do Shri Ram: no dia dos namorados (festa ocidental considerada ofensiva as tradiçoes indus) enviar para a sede do partido calcinhas cor de rosa.
O cartaz diz: Neste dia dos namorados envie ao Sri Ram Sena uma calcinha rosa.
Porque as calcinhas são para sempre (Chaddi é calcinha em Hindu). (Isto aí é o que elas chamam de calcinha, que até como calçola já está grande).
As calçolas começaram a chegar, rapidamente chegaram mais de 5.000. A campanha ganhou os meios de comunicação do mundo.
Entrou pelo bico do pato saiu pela perna do pinto, quem quiser saber mais que click aqui ou aqui.
Muito legal esse achado! É bem interessante notar que na Índia tem movimentos de mulheres e movimentos feministas fortes. E, ao mesmo tempo que buscam mudanças em padrões culturais, não se trata de aderir aos valores "ocidentais". A gente vê isso pelo vestuário feminino, com aqueles tecidos maravilhosos, preferidos pelas mulheres de norte a sul do país. Uma lição de diversidade.
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