quarta-feira, 27 de julho de 2011

Patriarca ortodoxo que recusou encontrar Bush visita o Brasil

Esteve no Brasil o Patriarca Teodoro Atallah Hanna o maior dignitário da Igreja Ortodoxa Grega de Jerusalém e Terra Santa, cujo primeiro bispo foi São Tiago que os evangelhos chamam de irmão de Jesus. O Arcebispo é o responsável pelo Santo Sepulcro, em Jerusalém.
Ganhou fama internacional quando recusou o convite de George W. Bush para uma celebração na Igreja da Natividade em Belém:  não posso encontrar o homem do sangue.
O Patriarca veio ao Brasil em busca de apoio para o reconhecimento pela ONU do Estado Palestino.
"Não somos contra o judaísmo", Theodosius conta que a maior oposição que faz é ao Sionismo, à ocupação militar e ao Estado sionista de Israel, não à religião judaica.
"Respeitamos a religião e o povo, temos amigos judeus que nos visitam e os visitamos, que acreditam como nós que a religião não divide as pessoas. Mesmo que tenhamos diferenças religiosas, somos humanos. Não somos inimigos do povo judeu nem da religião. Recusamos a usar a religião a serviço da política. Israel, como estado de ocupação e ao mesmo tempo judeu, explica a questão judaica e insere a questão sionista contra o povo".
"A Palestina é o berço das religiões monoteístas, temos de ser exemplo de relacionamento e de aproximação com os outros. Recusamos que a religião seja usada para questões políticas. Isso se aplica ao Judaísmo, ao Cristianismo e ao Islamismo. Não queremos uma pátria religiosa"
Mais aqui.
P.S.: Com todo respeito, é claro, mas o Sua Eminência esbanja haute couture.

Nenhum comentário:

Postar um comentário