sábado, 23 de julho de 2011

Morreu Lucien Freud, o último grande figurativo do século 20

Um dos seus mais famosos quadros (Fiscal da Previdência Dormindo, que retrata uma mulher nua e obesa dormindo em um sofá, foi vendida por 33,6 milhões de dólares pela casa Christie''s em 2008, marcando um novo recorde num leilão para um artista vivo),
já ilustrou aqui no Blog o post República Bela e República Horrorosa
O pintor Lucian Freud, cujos retratos intransigentes fizeram dele um dos artistas mais reverenciados e cobiçados do mundo, morreu aos 88 anos.
Ao anunciar sua morte comentou seu marchante:
"Como o máximo artista figurativo da sua geração, ele imbuiu a arte do retrato e da paisagem com percepção, drama e energia profundos. Sua companhia era estimulante, humilde, cálida e inteligente. Ele viveu para pintar e pintou até o dia em que morreu, bem afastado do ruído do mundo da arte."
Polêmico foi o retrato da rainha Elizabeth 2a, em que a rainha aparecia com aspecto severo, nada lisonjeiro - dividiu a crítica. Arthur Edwards, fotógrafo do tablóide Sun, reagiu assim: "Deveriam pendurá-lo no banheiro".
Falando sobre si Lucien comentou: "Eu era muito solitário. Mal falava inglês. Era considerado bem enfezado, do que me orgulhava bastante".
Mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário