terça-feira, 26 de julho de 2011

O jornalista paraense Pedro Ayres morreu



Sobre o Pedro Ayres, meu amigo do ciberespaço já falei em um post que dediquei a ele.
Sobre sua morte deixo que falem outros de seus admiradores.
O José Francisco Breves, que me deu a triste notícia:
Acabo de ler uma notícia que me deixou muito pesaroso.
O jornalista paraense Pedro Ayres faleceu.
http://www.tijolaco.com/escreve-de-la-amigo-ayres/
Tinha lido um excelente comentário dele aqui no seu blog sobre essa questão de criação dos Estados de Carajás e de Tapajós.Ele era totalmente contrário a idéia e apresentava sólidos argumentos para defender sua posição.
Como concordei inteiramente com ele, procurei conhecer os seus blogs e me entusiasmei com as suas memórias políticas que estava escrevendo em "Histórias,Lembranças e Críticas":
http://papsilva.wordpress.com/
Para todo paraense que se interesse por História e pela política nacional e latinoamericana dos últimos sessenta anos,a leitura das memórias políticas do paraense Pedro Ayres é fundamental.
É profundamente triste que ele tenha nos deixado e aproveito para apresentar os meus sinceros sentimentos de pesar à família e amigos dele,em meu nome e no de vários colegas da Faculdade de História da UFPA, que também estavam acompanhando o relato dele.
Que ele esteja em paz e encontre enfim o mundo socialista,anti-imperialista e nacionalista pelo qual tanto lutou.
Pedro Ayres,conterrâneo de que muito nos orgulhamos,será smpre presente na nossa luta pela unidade paraense e pela construção democrática de um caminho socialista para a nossa economia.




E o Carlos Eduardo Novais


Foi com imensa tristeza que li o comentário anterior, de José Francisco, onde se dá a notícia da morte do jornalista Pedro Ayres. Estava lendo suas memórias políticas com grande interesse.
Nos comentários apostos à postagem de texto sobre sua morte no Tijolaço,há a indicação do endereço do blog do Pedro Ayres onde ele narra suas memórias políticas a partir do final de sua adolescência e início de vida universitária vivida em Belém.
É um relato imperdível para nós aqui de Belém e para todos os brasileiros.
Um grande paraense, um grande jornalista, um grande ser humano acaba de fazer partida.
Que encontre a paz merecida, após uma vida de tanta luta em prol de um Brasil mais justo e solidário.
Obrigado por sua brava luta,Companheiro Pedro Ayres. Venceremos!



Quando fiz aquele post Adriana, que se identificou como sua ex-aluna, postou o seguinte comentário.


É com imensa alegria que vejo o retorno do professor Pedro Ayres à vida política de Belém. Como sempre zeloso por sua cidade, de seu Estado e sua região. Ele é realmente tudo isso e mais aquele algo que o fazia ser destacado - a simpatia e gostar de ensinar. Até hoje tenho orgulho em ter sido sua aluna no Colégio Santa Catarina.
Adriana



Proponho que o José Francisco, o Eduardo Novaes que estão lendo as memórias do Pedro escrevam um texto para que possa publicar aqui no blog e a Adriana, que o conheceu, nos ofereça mais informações para sua biografia.

6 comentários:

  1. Caro Flávio

    Terminei de ler todos os capítulos das memórias políticas publicadas pelo jornalista paraense Pedro Ayres em seu blog Histórias, Lembranças e Críticas.
    O que posso dizer é que muito me impressionou a originalidade do seu texto e o ineditismo das informações que oferece.
    Desse modo,penso que o melhor é sugerir que quem se interessa por política, história e economia nacionais leia as memórias políticas do Pedro Ayres e constate por si mesmo o valor histórico e literário do texto.
    E que procure aqui no seu blog o excelente comentário que ele postou sobre a pretensa criação dos Estados de Carajás e Tapajós,que ele repudiava com lúcida e embasada veemência.
    No mais,é lamentar profundamente a perda de um paraense que tanto lutou por melhores dias para o povo brasileiro.
    Bravíssimo Pedro Ayres!
    Um abraço

    José Francisco Breves

    ResponderExcluir
  2. Caro Flávio

    No comentário que o Pedro Ayres fez no seu blog e que vc transformou em post, ele diz:
    "Temos que voltar a reaprender a pensar o Brasil com uma mente brasileira. E no caso da Região Amazônica, ou do Estado do Pará, fugir de idéias e teses imediatistas, como as que pregam a subdivisão administrativa como meio para um crescimento possível, pois, a sua base é falsa e predadora. Ainda que possa ser acusado de saudosista e ultrapassado, ouso dizer que aqueles sentires e pensares estão de volta. Não podemos perder esta oportunidade de encontro com o futuro e de mantermos a nossa região como o que sempre foi, reserva de riqueza, bem-estar e beleza."
    Acho esse trecho escrito pelo Pedro Ayres precioso. Que nos sirva de bandeira e inspiração em nossa luta para manter a integridade do nosso Estado do Pará.
    Valeu Pedro! Que vc esteja na paz de Deus.
    Um abraço

    Carlos Eduardo Novais

    ResponderExcluir
  3. Não era hora de perdermos o Pedro Ayres!
    Um grande paraense,um jornalista de primeira qualidade,um ser político com princípios e convicções firmes.
    Vai fazer muita falta.
    Que esteja na paz de Deus!
    Guilherme

    ResponderExcluir
  4. Prezado Flávio

    Fiquei consternada ao saber da morte do Prof. Pedro Ayres,como o chamávamos no Colégio Santa Catarina,onde suas aulas de História eram sempre um sucesso.
    Ele era ainda muito jovem mas impunha um grande respeito e suas aulas eram assistidas num silêncio incrível. Ninguém queria perder um detalhe sequer de suas exposições,sempre lúcidas e brilhantes.
    O que ele dizia ficava gravado,era profundamente compreendido.
    Tinha um entusiasmo e uma vibração especial quando nos explicava a matéria.Detinha-se no essencial,dispensáva-nos de decorebas de datas e valorizava muito as nossas pesquisas em pequenos grupos.
    Mais tarde, soube que ele tinha ido para o Rio e se tornara jornalista, mantendo sempre uma militância política de esquerda.
    Fiquei feliz quando o reencontrei aqui no seu blog,que muito admiro.
    Tenho orgulho de ter sido aluna desse conterrâneo valente e lutador,como podemos ver nas memórias que estava escrevendo e que eu vinha lendo com muito interesse.
    De onde estiver vai sentir que tudo valeu a pena e que nos deixou um exemplo de dignidade e força.
    Obrigada,Professor Pedro Ayres, por ter me mostrado o valor da História, por me fazer entender que o só o conhecimento histórico permite compreendermos o presente e,assim,podermos tentar forjar um futuro mais justo e pacífico para toda a humanidade.

    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Aqui no seu blog tomei conhecimento dos blogs do Pedro Ayres e passei a visitá-los já que me interesso muito pela América Latina e por política em geral.
    Achava admirável o trabalho dele,o empenho com que tocava seus blogs.
    Era evidente o seu amor e interesse pelo Estado do Pará onde nasceu e como paraense isso me agradou muito.
    Lamento que ele tenha nos deixado.De alguma forma sempre estará conosco e,se Deus quiser, está na paz de Deus.
    Fátima

    ResponderExcluir
  6. Salve Tio Pedro!
    Nome e personalidade fortes.

    ResponderExcluir