sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Kadafi é diferente dos outros ditadores árabes

Atendendo a pedidos, quase todos de uma só pessoa, aquele meu amigo que ainda hoje se declara 100% comunista e os comentários postados pelo Pedro Ayres, vou fazer algumas considerações sobre Kadafi e a crise na Líbia.
Kadafi, o Coronel severo no período revolucionário.

É verdade que o regime da Líbia é diferente dos demais regimes dos países árabes pelo seu cunho anti-imperialista.
É verdade que o regime de Kadafi é uma tentativa de poder civil contra as teocracias, inclusive Israel, de se implantarem na região.
É verdade que depois da vitoria da revolução da qual foi um dos comandantes, que levou a nacionalização do petróleo, a situação dos cidadãos líbios melhorou consideravelmente.
É verdade que sua filosofia política lançada no Livro Verde, apresentando uma alternativa nacional ao socialismo e ao capitalismo, combinada com aspectos culturais do islamismo que depois deságua no conceito Jamahiriya ou "Estado das massas", em que o poder é exercido através de milhares de "comitês populares, é ainda hoje motivo de interesse.
É verdade que a Líbia de Kadafi apoiou movimentos de libertação nacional no Terceiro Mundo.
Também é verdade que depois da queda da União Soviética a Líbia entrou em um processo de isolamento internacional.
Também é verdade que Kadafi esteve envolvido no financiamento de grupos terroristas.
Como é verdade, que nenhum governo consegue manter internamente a legitimidade democrática quando acossado por tantas circunstâncias externas desfavoráveis.
Por isso penso que a Jamahiriya, estado das massas, foi um sonho não realizado.
Acho que seu regime não resistirá, mas esta experiência de poder civil, inspirada nos ideais de Nasser do Pan-arabismo, vai ser uma das forças que poderão moldar o mundo árabe nos próximos anos.

 Kadafi, seu atual estilo permite que a mídia o apresente como um quase bufão.

7 comentários:

  1. Eu sei bastante do Kadafi, mas não sei abslotumente nada do Mubarak e dos califas traidores das causas arábes. A mídia se calou, não fala mais nada, só da Kadafi. Tomara que ele não caia.
    Riba

    ResponderExcluir
  2. Enquanto que tem cargo de docente público fica brincando de escolher qual ditador é melhor, na net o coisa é....




    12 de Março de 2011: 1 milhão de pessoas na Avenida Paulista, pela demissão de toda a classe política.



    Pessoal : os países árabes , a custa de muito sacrifício, estão se livrando dos déspotas que há anos escravizam seus cidadãos. Lindo exemplo a ser seguido . Nós podemos fazer o mesmo, exigindo mudanças profundas em nosso país . Vamos nos encontrar dia 12 e exigir mudanças. Nós temos um histórico de conquistas pacíficas que nos honra.

    Vamos fazer um país que seja realmente para todos e não para poucos. Só com a economia gerada pela extinção destes infinitos gabinetes e mordomias , quantas bocas poderíamos alimentar, quantos leitos de hospital a mais, quantas escolas construídas. Repasse com vontade este novo pleito da sociedade brasileira. Nós devemos isto a nós mesmos. Parabéns a quem teve esta brilhante iniciativa.

    12 de Março de 2011 - Um milhão de pessoas na Avenida Paulista pela demissão de toda a classe política


    Este e-mail vai circular hoje e será lido por centenas de milhares de pessoas. A guerra contra a chulisse, está a começar. Não subestimem o povo que começa a ter conhecimento do que nos têm andado a fazer, do porquê de chegar ao ponto de ter de cortar na comida dos filhos! Estamos de olhos bem abertos e dispostos a fazer -quase-tudo, para mudar o rumo deste abuso.

    Todos os ''governantes'' [a saber, os que se governam...] do Brasil falam em cortes de despesas - mas não dizem quais - e aumentos de impostos a pagar.

    Nenhum governante fala em:

    1. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas,14.o e 15.o salários etc.) dos poderes da República;

    ResponderExcluir
  3. Para derrubar o Kadafi já tem a OTAN, as forças de "PAZ" da ONU, a Rede Globo e toda a mídia mundial.Portanto, a tua disponibilidade na net é perfeitamente dispensável para esse objetivo.
    Quanto a mobilização para derrubar os governantes é a mesma coisa que trocar 6 por meia dúzia,pois quem governará? os banqueiros "bons"? O mercado mais humano? Essa lenga-lenga udenista só nos leva para as ditaduras de direita!Só está faltando a histeria anticomunista para completar a lenga-lenga.
    Riba

    ResponderExcluir
  4. Flávio, agora é necessário recolocar o debate sobre a Libia e Kadafi, pois a ONU vai matar a população libia e proteger os rebeldes libios. Vai também matar o povo do Iemên e da Arábia Saudita para proteger os governantes deste paises.
    Eu, mais do que nunca estou torcendo pelo Kadafi.
    Viva Kadafi! e abaixo o imperialismo!
    Riba

    ResponderExcluir
  5. Riba,
    Vou preparar uma resposta para teus coments

    ResponderExcluir
  6. Viva Kadafi e morte aos banqueiro mundiais e os senhores do mundo

    ResponderExcluir