sábado, 13 de agosto de 2011

Com quem vai ficar o Benedicto Monteiro?


Com quem vai ficar o Benedicto Monteiro, nascido em Alenquer e vivido em Belém?
Como é que o Cabra da Peste ou Miguel dos Prazeres, personagem do VerdeVago, vai poder vir pagar a promessa para Nossa Senhora de Nazaré no Círio de Belém se o Baixo Amazonas virar Tapajós, um outro estado, com outra santa protetora?
E se por isso, Nossa Senhora de Nazaré se negar a atender sua promessa?
O que ele vai fazer com o barco de miriti com vela talhada em pano de rede feita por sua mãe, que trazia para pagar uma promessa?
Quem vai explicar isso ao personagem, se Bené seu criador não pode mais fazê-lo?
Estas também são perguntas que precisam ser feitas além das ordinariamente banais como:
Onde ficarão lotados os servidores do atual estado do Pará?
Quem vai pagar a dívida pública contraída pelo atual Pará? Será só o remanescente estado? Será dividada pelos três? Será asumida pela União Federal?

4 comentários:

  1. O Benedicto Monteiro era radicalmente contra a divisão do Estado do Pará. Voce Flavio que foi seu parceiro e amigo pode imaginar como ele se comportaria e reagiria diante dessa questão. Ele viveu.. escreveu .. lutou.. esbravejou .. e foi preso.. cassado.. caçado.. e quase morto por suas ações e defesa da integridade e da cultura de nosso Estado do Pará.
    gde abraço da amiga Wanda Monteiro

    ResponderExcluir
  2. O Benedicto Monteiro era radicalmente contra a divisão do Estadi do Pará. Voce Flavio que foi seu parceiro e amigo pode imaginar como ele se comportaria e reagiria diante dessa questão. Ele viveu.. escreveu .. lutou.. esbravejou .. e foi preso.. cassado.. caçado.. e quase morto por suas ações e defesa da integridade e da cultura de nosso Estado do Pará.
    gde abraço da amiga Wanda Monteiro

    ResponderExcluir
  3. "Como se faz um guerrilheiro" mostra a biodiversidade de uma cultura forjada por cabanos e tantos outros cabocos (escrito assim mesmo) da melhor estirpe como o Bené, que ficaria com vergonha de ver conterrâneos seus querendo esfacelar o estado da sua criação e o estado da sua alma. A mais significativa pergunta que eu já li sobre esta questão, Flávio. Emocionante e divina!! Vou levar comigo para compartilhar no mural do meu Facebook e mandar pra muitos amigos...

    ResponderExcluir
  4. José Maria Azevedo escreveu: "Muita gente em Mãe do Rio ( km 48 da Belém Brasília ) tem lembranças nítidas dos posicionamentos do Bené em defesa do Pará e sua gente."

    ResponderExcluir