sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ainda: Duciomar Fora do Círio!

Sobre o post "Duciomar Fora do Círio", um leitor que apenas parecia ser desinformado, usando o direito do anonimato, comentou, e, para dar mais credibilidade, dizia não aprovar o governo Duciomar.
Confira:
"Favio, ate onde me consta. Faz parte do protocolo a imagem ser recebida pelo prefeito de Belem, ela recebe honras de chefe de estado e passa em revista as tropas na escadinha, encerrando o cirio fluvial. Dulciomar exerce ali a função para qual foi eleito. Como prefeito de Belem ele deve cumprir esse protocolo. Não aprovo o governo dele, mas o exercício do cargo ali é manifestado."
Como os argumantos pareceram-me singelos demais brinquei com a condição de anonymous e respondi:
Caro Anonymous,
Sendo didatycous, a Lei de prestar homenagem de chefe de Estado é Estadual. Uma destas maravilhosas contradições simbólicas de nossa República laica. Fantástico, são estas coisas que dão sentido à brasilidade.
O que determina a Lei é que o Governo do Estado do Pará, uma vez por ano, preste homenagem, com pompas e circunstâncias devidas aos chefes de Estados, à imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Ou seja, revista a tropa da polícia militar em traje de gala, banda de música, toques de clarins compatível à hierarquia.
O protocolo não estabelece que o prefeito de Belém deva carregar nos braços o homenageado, (já imaginou se chega aqui um cara pesadão), até porque quem presta a homenagem é o do Governo Estado.
Minha interpretação é que o protocolo a ser usado na ocasiões algo real, algo surreal, seria o seguinte: como sempre foi na velha tradição das cerimônias do Círio, o prívilégio de portar e elevar a imagem da Virgem seria do Arcebispo, logo, na homenagem de chefe de estado, seria de mesma forma. Governador ou prefeito seriam acompanhantes.
O resto é papo. (Editei o texto para torna-lo mais claro, o original esta no primeiro post).
Aí, usando a velha tática de querer mostrar que há uma comunidade compartilhando a mesma opinião, me vem com esta conversa mole:
- Concordo com o "Anonymous" o teu papo é que é chato e furado monsenhor Landi.
Hahahaha
ANÔNIMO TAMBÉM (só pra aumentar a tua curiosidade)


Depois dessa eu me zanguei e respondi:
-Pobre Anônimo das 18:48
Não tenho a menor curiosidade em conhecer criaturas simplórias.
Lamento desapontá-lo.
Só lê o meu blog quem quer.
Monsenhor Landi

Nenhum comentário:

Postar um comentário