sábado, 15 de outubro de 2011

Um urubu no teto landiano

Além das borboletas e passarinhos, periquitos, beija-flores um volátil, como eram chamadas as aves pelos naturalistas do século 18, não poderia deixar de estar presente nos céus imaginários da Casa Rosada: o urubu.
Símbolo para o bem e para o mau de Belém. Para o bem, exerce com inigualável maestria sua aérea arte. Para o mau, denuncia como são porcos nossos dirigentes e quem os elege.
Fomos em busca do urubu.
Este foi capturado em pleno voo no Google Imagem:



É extraordinário, os detalhes dos movimentos das penas das asas, parecem sugerir a direção das pinceladas.




Agora aí está ele, voando apressado no rumo do Ver-o-Peso.
Me lembrei daquele história do urubu Do Ver-o-Peso, que é encontrado doente e ferrado pelo urubu Do Interior, vendo-o desta maneira, perguntou:
- Compadre urubu do Ver-o-Peso, como o senhor está acabado!
- É compadre Do Interior, aqui a concorrência é grade com essa urubuzada toda, quando sobra uma cabeça de peixe pobre, um bucho de gurijuba é uma briga pra pegar um lasquinha.
- Ah, compadre isso lá no meu interior não tem não, é uma fartura, caboclo que seca peixe, joga tanta da cabeça fora que nós nem dá conta. Vamo pra lá compadre, lá é uma calmaria é sombra e peixe fresco. Ficamos o dia inteirinho prozeando, como que de bubuia, pintando cigarro, daquele que passarinho não fuma.
Convenceu, e voaram juntos pro outro lado da baía.
No inicio foi uma maravilha, Do Ver-o-Peso engordou, se engraçou por uma uruboazinha criada sem pena, prometeu até casar.
Mas de repente bateu um banzo danado, uma dreprê mesmo, Do Interior vendo aquilo perguntou:
- Compadre Do Ver-o-Peso, por sinceridade me diga, eu lhe fiz alguma desfeita pra lhe deixar invocado?
- O compadre Do Interior, conhece minha maneira, vou direto aos finalmente sem arrudeio ou palavrório, vou direto sem atalho, sem riquififi ou pavulagem, aqui tá muito do bom, engordei, tô sadio e até vistoso me vejo, me engracei da urubuzinha, mas sabe como é meu cumpadre, aqui é calmo de mais, é que nem casa de freira, eu gosto é da bandalheira, eu gosto é da confusão, eu gosto é da putaria, sou mesmo é da sacanagem.
Amanhã de manhãzinha volto lá pro Ver-o-Peso.

(Com certeza, pelo jeito do sacana é ele mesmo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário