segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Quinta Carmita e o cônsul americano na Amazônia.




Esta preciosidade bibliografica ganhei de presente do querido professor Paul Albuquerque, um dos pioneiros do estudo de Landi aqui da Faculdade de Arquitetura da UFPA.
Comprou em um sebo em Nova Iorque.



O livro publicado em 1911, conta as memórias do Major Joseh Orton Kerbey, Cônsul americano no Pará, que havia lutado na Guerra Civil Americana e publicado outros livros como: "O menino Espião", romance auto-biográfico e "A Terra do Futuro", sobre a Amazônia. Elementar meu caro Watson!




 
Neste período, a intensa atividade comercial do porto de Belém, não apenas por conta da borracha, obrigava a existência de um corpo consular numeroso. 





Que se integrava à vida social da cidade. 

Kerbey cita a Quina Carmita e seu proprietário José Marcelino de Oliveira e seus familiares.





Se refere também Emília e Lourdes Oliveira, a mais nova que diz ser uma artista e ter ganho um prêmio em uma exposição de aquarela.
Ainda publica a foto desta menina, estudante de Farmácia, mas não a identifica como da família do José Marcelino de Oliveira.

P.S.: Como ainda estamos na época do arraial de Nazaré podemos dedicar como se fazia por lá: Dedico este postal sonoro para....
Então lá vai:
- Dedico este post ilustrado vai Angica, Georgia e para Ana Goes de Oliveira que nos acompanha lá do outro lado do mundo.
P.S.: Há anos procuro um modo de publicar uma tradução em português deste livros, quem sabe alguém não tem uma idéia?

2 comentários:

  1. É muito importante que façamos a tradução desse livro.

    ResponderExcluir
  2. Com muito atraso, me manifesto para lhe disser que adorei o postal ilustado... bem propicio a ocasião da quadra Nazarena. Obrigado pelo carinho e vamos convesar sobre o assunto Bjs Angica

    ResponderExcluir