quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O cara mais famoso dos últimos dias, sabem quem é?


É a mascara que está presente em todas as ocupações que acontecem pelas praças e ruas das principais cidades do mundo em protesto contra o sistema financeiro.
A mascara é usada por um personagem de uma história em quadrinhosV de Vingança, com roteiro de Alan Moore e arte de David Lloyd, que possui fortes influências da "Conspiração da Pólvora". Um dos personagens, que utiliza o nome de código V, acaba por concretizar os planos de uma conspiração, explodindo o parlamento inglês num futuro dia 5 de Novembro. Este personagem esconde o rosto atrás de uma máscara de Guy Fawkes  um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da pólvora" (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico.
A atual versão da máscara é uma recriaçao utilizada no filme "V de Vingança", dirigido por dirigido por James McTeigue, lançado em 2006 pela Warnner Bross, que detém os direitos de imagem da máscara.


Ela depois se tornou símbolo do Movimento Anarquista.

2 comentários:

  1. Cultura, Política, Saúde, Corrupção, Crescimento Urbano e muito mais, podemos discutir, debater em ambiente amplo e democrático que estimule o diálogo e a interatividade para fazer a boa política, aberta para qualquer pessoa, independente de filiação partidária ,acho que vale a pena a gente se cadastrar para acompanhar os debates (2012!!!!) conheça Flávio essa nova rede social! http://migre.me/60o7p
    Att,
    Fernanda (fernandamentamattos@gmail.com)

    ResponderExcluir