segunda-feira, 16 de maio de 2011

O mundo depois de bin Laden

Nem melhor como apregoa Obama, nem pior, o mesmo.
Depois da opiniao de Paul Craig, sub-secretário do tesouro dos EUA no governo Reagan, no artigo a Segunda morte de bin Laden, que pode até ser visto como um exemplo de teoria conspiratória da história, mas que tem coerência. É um caso de esperar para ver.
Craig conclui:  As várias mentiras e enganos, tais como "armas de destruição maciça", das últimas administrações têm consequências terríveis para os EUA e o mundo... Recordem, toda a razão para invadir o Afeganistão era em primeiro lugar para apanhar bin Laden. Agora que o presidente Obama declarou que bin Laden levou um tiro na cabeça, dado pelas forças especiais dos EUA a operarem num país independente e que estas o lançaram ao mar, não há razão para continuar a guerra. 
Talvez o declínio precipitado do US dólar nos mercados de câmbio estrangeiros tenha forçado algumas reduções reais no orçamento, as quais só podem vir da travagem de guerra ilimitadas. Até o declínio do dólar ter atingido o ponto de ruptura, Osama bin Laden, o qual muitos peritos acreditam ter sido morto há anos, era um bicho-papão útil para alimentar os lucros do complexo militar e de segurança dos EUA. 
Mesmo que a al Qaeda tenha reconhecido a morte, isso nao significa nada, ou, significa o mesmo que manter reconhecendo ele vivo, se por acaso morte estivesse.
A morte de um homem sem corpo, de um mito, pode ser conveniente para os dois lados em guerra no Afeganistão. Tem o sentido manter tudo onde sempre esteve. Tudo como dantes no quartel de Abrantes.
Na Sociedade do Espetáculo seguindo o pensamento de Guy Debord não há fatos, só versões.
Está foi talvez a manifestação mais radical disto, e por ser a primeira ainda plena de imperfeições.
Nenhum acontecimento recente teve tantas e tão contraditórias verões: o discurso do presidente foi desmentido pela CIA, que foi desmentida pelo FBI, que foi desmentido pelo Pentágono, que foi desmentido pelo Paquistão e que foram todos desmentidos pelos fatos.
Outras virão nas quais os erros serão minimizados.
E assim:
Osama vai se reeleger em cima da morte do sem corpo.
A al Qaeda tem uma razao para intensificar a luta.
A primavera arabe segue seu curso.
A Europa sua crise.
Os BRICS seguem seguindo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário