quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quem são os bárbaros?


Na peleja de cristãos contra mouros sempre se coloca essa pergunta.
Quem são os bárbaros? Quem os infiéis?
Para os cristãos, naturalmente, os bárbaros são eles.
Para os mouros, não há dúvida que somos nós.
A determinação portanto, acaba por ser geográfica, de que lado do Mediterrâneo se está.
Manifestei aqui meu mau estar com as comemorações por uma morte, por ser estranho, por estar fora dos padrões da cultura ocidental.
Aprendi, pela velha ortodoxia cristã de minha bisavó, que se alguém matasse outro, mesmo que se por acidente, mesmo que sempre tivesse vida virtuosa, iria para o purgatório aguardar o Juízo Final. Penso que é isso que embasa a posição intransigente da Igreja Católica contra o aborto em qualquer fase da gestação. A vida, portanto, é um dom divino e quem dá e quem tira é Deus. Logo a aplicação do 5 mandamento não tem exceção. (Atenção, sendo cético, uso o raciocínio apenas para demonstração).
Quando no mundo civil se concede à sociedade o direito de matar, se-lo faz dentro de condições excepcionalíssimas. Logo matar, mesmo quando legal, é constrangedor e não deve ser motivo de júbilo.
Agora vamos ao que interessa. Assistimos consternados e com profundo sentimento de indignação quando as TV ocidentais mostravam imagens das comemorações no Oriente Médio pelas mortes do 11/9. Quantos não dissemos, são uns bárbaros, festejam uma matança.
Agora que as TV orientais estão mostrando as festas cívicas nos EUA, não nos aborreçamos se formos chamados de bárbaros.
P.S.1: Aqui não cabem raciocínios contábeis, os mortos no World Trade Center foram tantos agora é só um. Se forem contados quantos foram mortos no Afeganistão na tal caçada à bin Laden, os números aí são superiores. Esta a minha posição em relação às festas pela morte do terrorista.
P.S.2: Como deixei claro, meu maior aborrecimento foi pelo fato da imprensa tupiniquim não ter dado uma cobertura na ótica brasileira e ter se comportado tal e qual a imprensa dos EUA, o bestalhão do Bonner, fugindo da proverbial imagem de imparcialidade do JN ontem anunciou: O presidente dos Estados Unidos resolve não divulgar as fotos do monstro!
P.S.3: Hoje o JN já teve que maneirar.

Um comentário:

  1. égua velho, postamos parecido.

    mas eu postei primeiro, as 22:18. heheh

    http://pauloandrenassar.blogspot.com/2011/05/eles-nao-aprenderam-nada.html

    ResponderExcluir