domingo, 1 de maio de 2011

Primeiro de maio e pelegos


Primeiro de maio de 1980, a esquerda returbinada com os quadros saídos da clandestinidade com a anistia de 1979, programou comemorações. Em Belém, um comitê conjunto, organizou atos, todos teriam direito a voz. Os partidos ligados à igreja progressistas tinham seus líderes tarimbados nos movimentos pela reforma agrária.
O MR8 e o PCB estavam juntos na organização e no drama de não ter nenhum nome de peso que não fossem os de sempre: Sá Perreira, Mariano Klautau, o próprio Jinkings. Queríamos um líder operário, um trabalhador. Eu e o Ribamar Carvalho conversávamos com o Jinkings e nada. Até que, consultando o Benedicto Monteiro ele nos deu a solução, o indigitado atendia pela alcunha de Come-gente era ex- presidente do Sindicato dos Açougueiros e Magarefes, estivera preso e perdera os direitos políticos. Só tinha um problema, seu paradeiro era incerto e não sabido.
Isso não seria problema, tudo vale a pena quando a causa não é pequena.
A bordo de meu Chevete saímos em busca do nosso herói.
Conversa aqui, pergunta alí, até que foi encontrado em Santa Izabel do Pará onde, em uma choupana toda rústica, morava com mulher nova bonita e carinhosa e criava filhos e galinhas
A custo foi convencido que a causa era nobre o suficiente para deixar o rancho fundo e reentrar na luta pela libertação de nosso povo.
No dia, com medo que ele faltasse, o Riba foi apanhá-lo em casa.
No palanque na Praça do Operário vão desfilando os oradores.
Cada um é mais veemente nas cacetadas na ditadura, no governo que entregava nossas riquezas para as multinacionais, no arrocho salarial, no desrespeito aos direitos humanos, etc, etc, etc.
Chega a vez do nosso herói, quando foi anunciado não escondi um certo ar de superioridade para o Humberto Cunha e pensei comigo:
- Agora vocês vão ver um verdadeiro marxista-leninista que não virá aqui falar com citações bíblicas.
Ele começa:
- Antes de mais nada gostaria de agradecer ao general João Batista Figueiredo por nos ter concedido esta anistia....
O Riba transtornado interpela o Bené:
- Porra Bené, este cara é um pelego!
E o Bené fleugmático:
- É um pelego, mas é do nosso lado.

3 comentários:

  1. Flávio,

    Menos mal então, considerando o Primeiro de Maio eventizado das atuais centrais sindicais, com distribuição de prêmios (carros) e shows de artistas.
    Veja o que escrevi sobre o tema no Blog do Alencar (já está aí do lado direito do seu blog o link).
    Dê uma olhada também no post sobre o Hora do Povo.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Camarada. Ainda sou ligado ao PCB, filiei-me ao Partidão em 1989 e convivi com o Sá Pereira, Jinkings (Saudoso), Mariano, Maria Castro, Alfredo Oliveira, etc. Legal ler sobre esses momentos. Lestes o Livro do Alfredo? Cabanos e Camaradas? Abraços

    ResponderExcluir