domingo, 22 de maio de 2011

A Primavera chega à Europa

O blog acertou prevendo que a primavera árabe iria se expandir pelas bordas do Mediterâneo e que era impossivel prever até aonde iria.
O El País, deste sábado, publicou matéria sobre o que já estão chamando Revolução Espanhola, ou Revolução 15-M. Vejam as principais reinvidicações, elas determinariam uma mudança radical na política e na economia do país com reflexos no resto da Europa.



Entre os questões acordadas nas assembleias populales que acontecem em todo o país:
- Abolição de leis injustas. Suprimir e substituir normas como a Lei Sinde, o Plano Bolonha, a Lei de Estrangeiros, a Lei de Partidos ou a Lei Eleitoral. E apoiam que as leis chaves que as Cortes aprovarem sejam precedidas de um referendo.
- A Terceira República. Alguns querem um referendo para votar monarquia ou república, outros apostam diretamente em fazer desaparecer da Constituição tudo o que tenha a ver com a casa real.
- Reformas fiscais. Defendem "favorecer as rendas mais baixas", para que "os que têm mais paguem mais" e que "o IVA seja um imposto progressivo". Além disso, entre muitas outras coisas, querem que "se estabeleça a taxa Tobin para agravar a especulação e o movimento de capitais e que o obtido por esses impostos seja revertido em políticas sociais". Defende-se também "nacionalizar os bancos socorridos".
- Transporte e mobilidade. Favorecer o transporte público e alternativo ao carro, criar uma rede de ciclovias, subvencionar o abono transporte aos desempregados.
- Reforma das condições trabalhistas da classe política. Defende-se a supressão de salários vitalícios, a formação regrada, a revisão e balanço das políticas ao concluir cada mandato, listas eleitorais limpas e livres de acusados de corrupção política.
- Desvinculação total da Igreja do Estado e divisão de poderes. A religião deve ser circunscrita à intimidade, e os clérigos devem ficar longe da política.
- Democracia participativa e direta. Apostam em um funcionamento da assembleia em base cidadã (bairros, distritos...) apoiado na Internet e nas novas tecnologias. Pedem também participação nos assuntos relativos à gestão dos orçamentos pelas diversas administrações. Em geral, descentralização do poder político.
- Melhora e regularização das relações trabalhistas. Basicamente, trata-se de acabar com a precariedade salarial e o "abuso" dos subvencionados, estabelecendo um salário mínimo de 1.200 euros, com um Estado que garanta o emprego e a igualdade salarial.
- Ecologia e meio ambiente. O fechamento imediato das centrais nucleares e apoio às economias sustentáveis.
- Recuperação das empresas públicas privatizadas. O governo deve se encarregar novamente da gestão.
- Força do Estado. Redução do gasto militar, fechamento das fábricas de armas e negativa à intervenção em qualquer cenário de guerra.
- Recuperação da memória histórica. Condenação do franquismo.

Quem quiser ler toda a matéria confira no linque: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2011/05/21/manifestantes-espanhois-comecam-a-organizar-suas-reivindicacoes.jhtm

Location:Av. Visc. de Guarapuava,Curitiba,Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário